A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
Abstract
O presente artigo tem por objetivo problematizar e compreender o papel da formação continuada para professores na educação inclusiva. Para isso, considerando a abordagem qualitativa, as metodologias adotadas foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Foi realizado um levantamento de autores que dialogam com a temática proposta, tais como: Skliar (2006; 2003); Reis (2013); Mazzota (2011); Coêlho (2006); bem como da legislação brasileira referente à inclusão escolar e formação continuada de educadores. Por fim, como resultados, observou-se que a inclusão escolar trata de direitos igualitários para todas as pessoas, respeitando sua diversidade e que as políticas voltadas para a formação continuada docente consideram esse processo amplo, contínuo e permanente, sendo importante para atender as novas demandas de ensinar e aprender que o contexto escolar requer devido às constantes mudanças na sociedade e na educação. Além disso, foi possível perceber que a garantia da inclusão escolar está ligada à prática docente, tendo em vista que, para que ocorra a inclusão, é necessário que a prática docente contribua com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em suas especificidades e ritmos de aprendizagem.
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