CONCEPÇÕES DE ENSINAR E APRENDER NO COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA INGLESA DO DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS.
Abstract
Este trabalho busca refletir sobre as concepções de ensinar e aprender a língua inglesa que subjaz no Componente Curricular Língua Inglesa no Documento Curricular para Goiás (DC-GO) para o ensino fundamental e analisa também em que medida essas concepções convergem com as da BNCC. Para tanto, pauta-se em estudos documentais e bibliográficos pretendendo verificar como essas concepções podem significar no processo ensino e aprendizagem do Componente Curricular Língua Inglesa. Resultado dessa análise indicam para possíveis contradições nos pressupostos teóricos indicados no texto introdutório do DC-GO quanto as concepções de ensinar e aprender a língua inglesa, quando analisamos os conteúdos e habilidades de aprendizagem que os alunos devem adquirir, nota-se a padronização de conteúdos e o destaque dada ao ensino estrutural da língua, sinalizando para uma ensino descontextualizado e tradicional da língua inglesa sem oportunizar o ensino de inglês nas suas diversas práticas sociais como enfatizado no texto introdutório do DC-GO.
References
AJAYI, L. Meaning-making, multimodal representation, and transformative pedagogy: an exploration of meaning construction instructional practices in an ESL high school classroom. Journal of language, identity and education, v. 7, p. 206-229, 2008. https://doi.org/10.1080/15348450802237822
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística aplicada e ensino de línguas. Linguagem e ensino, Pelotas: v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.
AJAYI, L. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-41.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2017.
FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOIÁS. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Documento Curricular para Goiás/ DC-GO: Goiânia, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br. Acesso em: jun. de 2020
GOIÁS. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Documento Curricular para Goiás/ DC-GO: Goiânia, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br/conselho-divulga-documento-curricular-para-goias/ Acesso em: 20 de maio de 2020
GREGORY, A. E.; CAHILL, M. A. Constructing critical literacy: self-reflexive ways for curriculum and pedagogy. Critical literacy: theories and practices, v. 3, n. 2, p. 6-16, 2009.
HACKMAN, H. W. Five essential components for social justice education. Equity & Excellence in Education, v. 38, p. 103-109, 2005. https://doi.org/10.1080/10665680590935034
JORDÃO, C. M. As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 46(1): 19-29, Jan./Jun. 2007.
LUKE, A.; DOOLEY, K. Critical literacy and second language learning. Forthcoming in E. HINKEL (Ed.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. (Vol. II). New York: Routledge, 2009. Disponível em http://education.arts.unsw.edu.au/media/File/LukeDooleyCritical_Literacy_in_SLEDec09.pdf. Acesso em 20 de outubro 2020.
MATIAS, D. S. Diálogos interculturais na aula de língua inglesa: um estudo de caso de cunho etnográfico. Dissertação. Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia. UEG, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas: Anápolis, 2017
PAJARES, M. F. Teachers’ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of educational research. v. 62, n. 3, 1992. p. 307-332.
RIBAS, F. C. Base Nacional Comum Curricular e o ensino de língua inglesa: refletindo sobre cidadania, diversidade e criticidade à luz do Letramento Crítico. In: Domínios de Lingu@gem, vol. 12, n. 3, p. 1785-1824 Uberlândia, jul – set. 2018.
SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Língua espanhola e língua inglesa: referencial curricular. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SEDUCRS, 2009, p. 125-172.
SZUNDY, P. T. C. A Base Nacional Comum Curricular e a Lógica Neoliberal: Que Línguas(gens) são (Des)legitimadas? . In: GERHARDT, A. F. L. M; AMORIM, M. A. (Orgs.) A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas, SP : Pontes Editores, 2019, p. 121
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).