“ENTRELUGAR”: TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Entende-se que a educação infantil é um período de amplitude dos horizontes sociais e de conhecimento da criança, em que ela passa a conviver num segundo espaço de socialização estruturado/organizado com a finalidade de aprender. Como outro em sua vida, é transitório e antecede o Ensino Fundamental. A transição entre estes dois níveis denomina-se aqui de “entrelugar”. Objetiva-se analisar os aspectos que envolvem o entrelugar e de como se pode pensar em estratégias para fortalecer a resiliência da criança e encorajá-la a sentir-se segura para enfrentar as dificuldades e obstáculos que surgirem nesta travessia. Para concretizá-lo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, com método exploratório e análise qualitativa. Conclui-se que vários aspectos relevantes envolvem o entrelugar, no entanto, destaca-se aqui o acolhimento; sintonia na organização curricular e nas escolhas didático-metodológicas do professor; e o respeito ao ritmo de aprendizagem da criança, que levam ao seu desenvolvimento pleno e a maior aprendizado.
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