CONTEXTO CONTEMPORÂNEO DE PANDEMIA COVID-19: QUAL O LUGAR DAS INFÂNCIAS E DO DIREITO AO BRINCAR?
Abstract
Este texto retrata a pesquisa que objetivou mapear estratégias, pesquisas e políticas contemporâneas que asseguraram o lugar do direito ao brincar das infâncias no contexto contemporâneo da pandemia COVID-19. Recorreu-se a abordagem qualitativa de caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica e documental, e comunicações digitais. A análise constituiu-se por apuração de dados e análise das estratégias encontradas nas plataformas digitais e nas redes sociais. Esta interlocução evidenciou reflexões epistemológicas e políticas de reconhecimento da infância como categoria social, das crianças como membros ativos da sociedade e como sujeitos das instituições diversas em que participam. Ademais, apresentou práticas lúdicas, orientadas e desenvolvidas por educadores e famílias, ocorridas no contexto contemporâneo pandêmico que garantiram, de alguma forma, o direito ao brincar. Revelou a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas, pesquisas, estratégias diversas e processos formativos que reposicionem o lugar do brincar no seio da sociedade, para professores e famílias.
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