BRINCADEIRA, JOGOS ANALÓGICOS E DIGITAIS: ENTRELAÇAMENTOS CONCEITUAIS
Abstract
Neste trabalho temos o objetivo de caracterizar brincadeira, jogos analógicos e digitais, procurando diferenciá-los para apontar algumas funções que reforçam a importância dessas atividades no processo de desenvolvimento e de aprendizagem. Para tanto, procedeu-se a revisão literatura não sistemática para construir um referencial conceitual, por meio da busca por trabalhos acadêmicos relacionados aos temas, para realização da síntese das definições, caracterizações e discussões visando diferenciar os conceitos abordados. As brincadeiras são caracterizadas pela maior informalidade e pela valorização da imaginação e da interação social. Já os jogos estão mais relacionados às regras e desafios, por isso são considerados mais formais. Ambas as atividades são reconhecidas por contribuírem com o desenvolvimento e possuem importantes funções. Já os jogos digitais exploram os recursos digitais, combinando imagens, sons, movimentos e interatividade, com as características próprias do jogo como as regras, o desafio, o feedback de modo a criar experiências imersivas e engajadoras que podem ser utilizadas em diferentes contextos, especialmente na educação.
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