A COVID-19 E O ENSINO REMOTO: UM ESTUDO SOBRE DESAFIOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ-PI

Abstract

O presente trabalho visa identificar as percepções dos professores da rede pública do município de São João do Piauí-PI em relação ao ensino remoto no cenário da pandemia de COVID-19. Para tanto, foi aplicado um questionário on-line para professores devidamente amparado pelo Comitê de Ética e Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) da respectiva cidade. A falta de treinamento e de qualificação foi apontada pela maioria dos professores que participaram da pesquisa como o principal desafio docente. Foi predominante a afirmação de que a educação teve sua qualidade reduzida pela mudança abrupta do ensino presencial para o formato remoto. A análise estatística realizada revelou também que há uma correlação positiva significativa entre o apoio institucional e a satisfação profissional docente. A investigação realizada subsidia o estabelecimento de políticas públicas acerca do tema, ademais possibilita evidenciar lições aprendidas e contribuir com reflexões relevantes para o cenário pós-pandemia.

Author Biographies

Zaryf Dahroug, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), Mestra em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (UEM) e Graduada em Ciências Biológicas (UFMT). Atualmente é professora do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT.

Monikell Vieira De Castro, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (IFMT).

Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutora em Estudos Linguísticos (UFG), Mestra em Estudos Linguísticos (UFG) e Graduada em Letras (UFMT).

André Assis Lôbo de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutor em Ciência da Computação (UFG), Mestre em Ciência da Computação (UFG), MBA em Gerenciamento de Projetos (ALFA) e Graduado em Informática (UFMT). É professor do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT.

References

AGRESTI, Alan. An introduction to categorical data analysis. 3rd ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2019.

ALVARENGA, Robson. et al. Percepção da qualidade de vida de professores das redes públicas e privadas frente à pandemia do Covid-19. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 12, n. 3, p. 1 - 8, ago. 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 15 mar. 2021.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257 – 275, 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 20 mar. 2021.

BAZHUNI, Rosayna Frota; SILVA, Luciana Ribeiro da. Ações de docência na pandemia: desafios e oportunidades com as novas tecnologias digitais. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro, v. 5, n. especial, set. 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 15 mar. 2021.

CANI, Josiane Brunetti et al. Educação e Covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” PELAS TDIC. Revista Ifes Ciência, Vitória, v. 6, n. 1, Edição especial, p. 23 - 39, ju. 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 set. 2021.

CARVALHO, Wellington Roberto Gomes de et al. Distanciamento social: fôlego para ciência durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. InterAmerican Journal of Medicine and Health, Campinas, v. 3, mai. 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 set. 2021.

CAVALCANTE, João Roberto et al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiologia e serviços de saúde, Brasília, v. 29, n. 4, e2020376, Epub 05 ago. 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 08 nov. 2021.

CÓ, Elisa Prado; AMORIM, Gabriel Brito; FINARDI, Kyria Rebeca. Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Redoc - Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 112 – 140, set-dez 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 29 jan. 2021.

FAUSTINO, Lorena Silva e Silva; SILVA, Tulio Faustino Rodrigues Silva e. Educadores frente à pandemia: Dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Revista Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 3, n. 7, 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 10 set. 2021.

FERREIRA, Silvânia Feitosa; SANTOS, Alex Gabriel Marques Dos. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de queimadas – PB. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 9, n. 207, abr. 2021. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 set. 2021.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Total de habitantes da cidade de São João do Piauí. Disponibilidade em: . Acesso em: 10 set. 2021.

LEITE, Nahara Morais; LIMA, Elidiene Gomes Oliveira de; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da covid-19 em Pernambuco. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, n. 2, v. 11, p. 1 - 15, 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 13 set. 2021.

MARTINS, Robelissa de Lima; MENDONÇA, Andressa Alves; BARROS, Antônio Jonatas da Silva. Ensino remoto, desigualdade social e seus impactos na educação pública da cidade de Quixadá-Ce. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, n. 12, out. 2020, Maceió, Anais... Disponibilidade em: . Acesso em 10 set. 2021.

MÉDICI, Mônica Strege; TATTO, Everson Rodrigo; LEÃO, Marcelo Franco. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes públicas e privadas sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Theme, Pelotas, v. 18, n. Especial, p. 136 - 155, 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 10 mar. 2021.

MIRANDA, Kacia Kyssy Câmara de Oliveira et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, n. 12, out. 2020, Maceió, Anais... Disponibilidade em: . Acesso em: 12 mar. 2021.

PACHECO, José Augusto et al. Educación básica y pandemia: un estudio sobre las percepciones de los docentes en la realidad portuguesa. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 86, n. 1, p. 187 - 204, jun. 2021. Disponibilidade em: . Acesso em: 20 set. 2021.

PEDRO, Neuza Sofia; KUMAR, Swapna. Institutional Support for Online Teaching in Quality Assurance Frameworks. Online Learning Journal, v. 24, Issue 3, sep. 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 29 jan. 2022.

PIOVESAN, Josiane Bertoldo et al. A experiência dos professores do ensino remoto de química na EPT ao aderirem ao ensino remoto emergencial na pandemia Covid-19. Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 10, n. 2, p. 60 - 73, 2021. Disponibilidade em: . Acesso em: 29 jan. 2021.

RAMOS, Maély Ferreira Holanda et al. Satisfação no trabalho docente: uma análise a partir do modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e da eficácia coletiva docente. Estudos de Psicologia, Natal, v. 21, n. 2, abr - jun. 2016, p. 179 - 191. Disponibilidade em: . Acesos em: 29 jan. 2021.

ROSA, Rosane Teresinha Nascimento da. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus- o COVID-19!. Rev. Cient. Schola, Colégio Militar de Santa Maria, Santa Maria, v. 6, n. 1, jul. 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 20 ago. 2020.

SPEARMAN, C. (1904). The Proof and Measurement of Association between Two Things. The American Journal of Psychology. 15 (1): 72–101. doi:10.2307/1412159

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Developmen, v. 9, n. 9, set. 2020. Disponibilidade em: . Acesso em: 08 nov. 2021.

VITOR, Alice Correia Gonçalves; SILVA, Kaliana Mendes da; LOPES, Carla Bismarck. Análise das principais dificuldades enfrentadas pelos professores quanto ao ensino de ciências da natureza em meio a pandemia do Covid-19. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, n. 12, out. 2020, Maceió, Anais... Disponibilidade em: . Acesso em: 09 set. 2021.

ZIENTARSKI, Clarice; SOUSA, Elisângela Maria Oliveira; MARTINS, Ivan Carlos Costa. Trabalho docente em tempos de pandemia: a realidade vivenciada por professores e equipes gestoras de instituições de ensino da região metropolitana de Fortaleza/CE. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1012 – 1036, 2021. Disponibilidade em: . Acesso em: 29 jan. 2021.
Published
2023-04-04