PERCURSO DO SAEB NO BRASIL: HISTÓRIA E DEBATE
Abstract
Este texto discute sobre avaliação estandardizada no Brasil com ênfase no Sistema de Avaliação da Educação Básica. O objetivo é descrever o percurso deste sistema desde sua institucionalização até a última edição, discutindo suas mudanças metodológicas e estruturais ao longo dos anos. Além disso, é realizado diálogo com alguns teóricos que discutem sobre a função do referido Sistema de Avaliação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e para coleta de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e análise documental. O estudo revela que são mais de 30 anos de Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil e que ao longo desse percurso foram várias as mudanças na sua metodologia e estrutura, porém a que vem apresentado maiores repercussões no contexto escolar é a inserção da avaliação censitária, pois tem demonstrado inversão quanto ao objetivo deste sistema, que seria o de reorientar políticas educacionais.
References
AFONSO, Almerindo. Políticas educativas e avaliação educacional. Braga: Universidade do Minho, 1998.
BOMFIM, Joina Alves. ESTADO E AVALIAÇÃO ESTANDARDIZADA CRITERIAL: a institucionalização da política educacional de quase-mercado. In: VII Jornada Internacional Políticas Públicas, Para além da crise global: experiências e antecipações concretas, 2015, São Luis/Maranhão, Disponível em: < http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo13/estado-e-avaliacao-estandardizada-criterial-a-institucionalizacao-da-politica-educacional-de-quase-mercado.pdf>. Acesso em: 15/01/2022.
BONAMINO, Alicia. SOUZA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 25/01/2022.
BONAMINO, Alicia. A evolução do Saeb: desafios para o futuro. In: Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 113-126, maio/ago. 2016. Acesso em:< http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3155/2890>. Acesso em 17/01/2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Pnaic. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pnld/pnld-pnaic#:~:text=O%20Pacto%20Nacional%20pela%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o,professores%20e%20das%20escolas%3B%20no>. Acesso em 23/01/2022.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. Histórico. 2020. Disponível em:<https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/historico>. Acesso em 24/01/2022.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Disponível em:< https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb>. Acesso em 25/01/2022.
COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, abr./jun. 2008. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Z7LQtH3QPZSqfvh9J9PbkNQ/?format=pdf&lang=pt
>. Acesso em 18/01/2022.
FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão popular, 2018.
FREITAS, Luiz Carlos. A avaliação e o uso da avaliação. In: Grupo de Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalaho Pedagógico – GEPA. 2014. Disponível em: < https://gepa-avaliacaoeducacional.com.br/tag/avaliacao-censitaria-avaliacao-amostral/ >
KLEIN, Ruben. Utilização da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). In: Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p.125-140, mai./ago. 2009.
MACEDO, Ester; BASSO, Flávia. Painel Educacional: enriquecendo a devolutiva
educacional para estados e municípios brasileiros. In: Linhas Críticas, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, v. 27 (2021), pp. 1-20.
PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. In: Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, 08, nº 1, p. 72-87, JAN-JUL, 2015.
SILVA, Mirian Souza. A Prova Brasil como Política de Avaliação em Larga Escala: implicações sobre o currículo escolar e o trabalho pedagógico em escolas municipais de Rio Branco/AC. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Acre. Rio Branco-Acre. 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).