RECONHECENDO E VALORIZANDO OS OUTROS E AS OUTRAS
Abstract
Resulta da aplicação de um projeto pedagógico da disciplina de Ensino Religioso. Objetivou-se proporcionar a compreensão dos Direitos Humanos e o direito à liberdade de consciência e de crença como instrumentos de transformação social para o respeito à dignidade humana. A pesquisa possui caráter interpretativo e qualitativo, mobilizamos o método da fenomenologia e os dados foram coletados por meio de aplicação de roteiros de estudos realizados com estudantes das séries de 8º e 9º anos entre o terceiro e quarto bimestre de 2020 em uma escola no município de Araguaína (TO). Compreendemos que a percepção dos estudantes quanto à construção de uma sociedade baseada na cultura de paz, em que todas as pessoas possam ter uma vida justa, com direito à liberdade religiosa, garantindo uma vida digna, foram apreendidos pelas/os estudantes após terem seus exercícios dos roteiros de estudos avaliados, assim diagnosticamos que os objetivos foram alcançados.
References
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus/Covid-19. 2020.Disponível em:https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 14 jul. 2020.
______. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017b. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso: 18 nov. 2021.
______. Base Nacional Comum Curricular.2017a. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso: 17 ago. 2020.
______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 22 mar. 2021.
______.Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
______.Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 mar. 2021.
______.Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília-DF: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2002.
DANTAS, Aline Cristina de Lima. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. PAIVA, Jane. (2020). Pensar o direito humano à educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Vol. 28, n. 110. P. 1-19. Disponível: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4697 ou https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/article/view/4697.
Acesso: 16 dez. 2021.
JOHNSON, G. N. DUNBAR, R. MARVIN. (1988). Versão brasileira: Nando Reis/ Sérgio Britto TITÃS. Montreux: Warner Music Group, 1988. LP (50:41).
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PASINI, Carlos Giovani Delevati. CARVALHO, Élvio de. ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A Educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. 2020. Observatório Socioeconômico da COVID-19. Ministério da Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso: 18 nov. 2021.
ROZA, Jacira Pinto da. Desafios da docência: algumas reflexões sobre a possibilidade de uma gestão pedagógica da pesquisa. In: KRONBAUER, Selenir Corrêa Gonçalves. SIMIONATO, Margareth Fadanelli. (orgs.). Formação de Professores. São Paulo: Paulinas, 2008. (Coleção Docentes em Formação).
TOCANTINS. Resolução CEE/TO Nº 105, de 08 de abril de 2020. 2020b. Disponível: file:///C:/Users/user/Downloads/doe-5582-15042020%20(2).pdf. Acesso: 11 jun. 2021.
______. Decreto nº 6.065, de 13 de março de 2020.2020a. Disponível: file:///C:/Users/user/Downloads/doe-5563-13032020%20(1).pdf. Acesso: 11 jun. 2021.
______. Documento Curricular do Tocantins. Resolução nª 24, de 14 de março de 2019. Disponível:https://seduc.to.gov.br/publicacoes/publicacoes/documento-curricular-do-tocantins---educacao-infantil-e-ensino-fundamental/. Acesso: 17 ago. 2020.
UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso: 22 mar. 2021.
VARGAS, Karine Bueno. LAWALL, Sarah. Reflexões Biogeográficas acerca da origem, hipóteses, dispersão e distribuição dos Sars-CoV-2 (Corona Vírus). Revista: Geografia Ensino & Pesquisa. Santa Maria, v. 24, e 19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/45302. Acesso em: 2 set. 2020.
YOUNG, Michael. Teoria do Currículo: o que é e por que é importante. Tradução: Leda Beck. Cadernos de Pesquisa, V. 44, No 151 (2014), p. 190-202. ISSN: 0100-1574. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742014000100010&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso: 1 jun. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).