NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO DO CORPO EM REGISTROS DE CAMPO DE ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O presente estudo teve como objetivo compreender como a educação do corpo é abordada por estagiários de Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, na qual analisou-se 72 relatórios finais de discentes da Universidade Federal do Norte do Tocantins nos anos letivos de 2018 a 2021, a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados foram organizados a partir de dois contextos, um anterior e outro durante a pandemia do Covid-19. Considerou-se, na análise dos relatórios, três categorias para cada um dos contextos analisados. Identificou-se perspectivas distintas de educação do corpo nos registros, mas que em dados momentos se coadunam, sobretudo, em relação a interpretações de infância baseadas no cuidado e no controle do movimento. Portanto, infere-se que reflexões acerca do corpo na formação docente em Educação Física na Educação Infantil precisam ser engendradas, contemplando saberes que dialoguem com as crianças.
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