METÁFORA E DINÂMICA DA LINGUAGEM
Abstract
Este artigo traz uma discussão acerca dos principais enfoques dados a metáfora: o linguístico (tradicional), o interacionista e o conceptual, e das contribuições de estudiosos que se dedicam à temática. O trabalho, que tem abordagem qualitativa e natureza bibliográfica, busca compreender se há no percurso epistemológico sobre a metáfora indícios que sejam capazes de influenciar a sua concepção enquanto recurso linguístico, ao ponto de gerar formas de interpretação diversas e até dicotômicas acerca de sua utilização como estratégia de construção de sentido. A análise realizada aponta que não há explicações conceituais dicotômicas de base epistemológica sobre a metáfora, que sejam capazes de criar pólos conceituais. Há nas explicações sobre construção e interpretação metafórica a consideração do papeis desempenhados pela linguagem (nominal) e pelo pensamento (cognitivo), que precisam interagir-se, pois é a relação entre ambos que dá conta das inferências de nível sócio-discursivo ao lidar com metáforas.
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