ESCOLA E ESPAÇO: UM OLHAR SOBRE A CONCEPÇÃO DE ESPAÇO COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À POBREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Verifica como as equipes escolares estão utilizando os espaços escolares extra salas de aula e os do entorno e quais os entendimentos da referida equipe a respeito desses espaços e do seu uso como possibilidade para o desenvolvimento de atividades pedagógicas com estratégias de aprendizagem e de integração social que inclua elementos da realidade social das crianças e, com isso, atribua sentido real ao conteúdo curricular e possibilite a criança fazer uma releitura da sua realidade. Estudo de Caso, traz reflexões sobre a criança e a importância do espaço escolar para o seu desenvolvimento e para o processo de ensino-aprendizagem. A partir de análises qualitativa, mostra que os participantes reconhecem a necessidade de mudança em suas perspectivas, mas que continuam a atuar no modelo tradicional, que reconhece o espaço escolar como sendo, especialmente, as salas de aula. Conclui-se que a escola ainda tem muito a fazer para que possa contribuir de forma significativa para um real desenvolvimento da criança, não importando o espaço em que habita e a classe social a que pertença.
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