DIÁRIOS DE AULA NA AUTOFORMAÇÃO DOCENTE: DISPOSITIVO PEDAGÓGICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
Os diários de aula se colocam como dispositivo pedagógico, ao permitir uma análise reflexiva da história de vida e formação docente. As marcas do vivido em ato narrativo trazem significações para o construto da identidade docente e espelhamento à futura prática pedagógica dos licenciandos. Objetiva-se compreender a utilização do diário de aula como dispositivo pedagógico na trajetória autoformativa do Estágio Supervisionado. O caminho teórico-metodológico envolveu um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, entrelaçado a uma pesquisa-formação a partir da narrativa de si. A utilização dos diários de aula aportou o movimento de ‘reflexão sobre a ação’ como representação do vivido e sentido (emoções e dilemas), na implicação de saberes sobre produzir a pessoa (desenvolvimento pessoal), produzir a profissão (desenvolvimento profissional) e produzir a escola (desenvolvimento organizacional). Assim, a experiência com diários de aula colaborou no pensar e agir docente como dimensão da futura prática pela escrita reflexiva, evocando-se como dispositivo pedagógico.
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