TEORIAS CRÍTICAS: FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO
Abstract
Este artigo teve como objetivo discutir a importância de conceitos em termos teórico-filosóficos críticos, estudados durante a realização de projetos de pesquisa, para recriar a organização da atividade de estudo. A pesquisa bibliográfica pautou-se nos referenciais do materialismo histórico-dialético, da abordagem histórico-cultural e da teoria desenvolvimental. Entendemos que a apropriação de conceitos como método dialético, abstrato e concreto, totalidade, abstração, mediação dos signos/linguagem, conceitos cotidiano e científico, funções superiores, interpsicológico e intrapsicológico, níveis de desenvolvimento real e potencial, zona de desenvolvimento proximal, estrutura psicológica da atividade, atividade de estudo, conhecimentos empíricos e teóricos, formação e generalização do pensamento empírico e teórico entre outros, são fundamentais à organização da atividade de estudo, seja na educação básico ou no ensino superior. Esses conceitos se mostram complexos para a maioria dos participantes que vivenciou uma formação empírica que dificulta a abstração da totalidade do objeto de conhecimento e sua materialização nas práticas didático-pedagógicas.
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