PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO NO ESPÍRITO SANTO: CENÁRIO DO LEGADO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESTADUAL
Abstract
Neste trabalho, analisou-se a implementação do Programa Brasil Profissionalizado no estado do Espírito Santo cujo objetivo seria o de estruturar uma oferta estadual de educação profissional integrada ao ensino médio. Nesta análise, procuramos verificar qual o cenário produzido pela implementação dessa política federal de financiamento de construção de estruturas educacionais destinadas ao uso pelos estados para a juventude local. No Espírito Santo, verificam-se muitos entraves, disputas políticas e má gestão, onde foram contratadas duas empresas privadas para a construção de 04 prédios escolares, dos quais nenhum entrou em operação, resultando, assim, num legado de desperdício e de abandono. Assim, então revelou-se como a preponderância e hegemonia dos interesses privados no contexto local podem inviabilizar a inciativa intergovernamental de constituição de uma oferta pública de ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica nos estados.
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