EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTERCULTURAL: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES QUILOMBOLAS ALAGOANOS EM PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO
Abstract
Este artigo apresenta resultados de duas investigações realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, por meio das quais temos construído práticas pedagógicas e reflexões teóricas articulando as noções de educação integral e educação intercultural. Tais investigações foram pautadas na metodologia da pesquisa-ação, articulada a ampla revisão bibliográfica. Na apresentação destas experiências, partimos de discussão sobre a dinâmica e sentidos da modernidade/racionalidade capitalista e ocidental para alcançar a consideração de seus efeitos sobre os processos pedagógicos e instituições escolares. Em seguida, depois de elucidar nossa aproximação com indígenas e quilombolas alagoanos, sujeitos destas investigações, remetemos ao modo particular como a modernidade/colonialidade imprime marcas em sua existência, do passado ao presente. Por fim, apresentamos as evidências da invisibilidade destes sujeitos, suas histórias e experiências nos currículos escolares e apresentamos dois Produtos Educacionais que se propõem a participar do processo de sua (re)existência na escola e na sociedade alagoana.
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