PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE PROCESSOS INTERACIONAIS REMOTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ASPECTOS SOCIOCOGNITIVOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Abstract
Neste estudo, buscamos investigar a percepção dos alunos do campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS sobre os processos interacionais desenvolvidos com a implementação do regime remoto na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, efetivamos um estudo de caso de que participaram 122 estudantes, com uso de survey, cujas análises basearam-se no cálculo das frequências percentuais das respostas dos participantes e nas categorias canais de interação, papel sociocognitivo da interação e estatuto interativo das estratégias didáticas. Os resultados revelam a heterogeneidade de canais de interação entre professores e alunos; o reconhecimento da natureza instrumental da interação, bem como da importância da mediação, do dialogismo e das relações comunicacionais faca e face e em tempo real para as práticas educacionais; a efetividade do uso da ferramenta institucionalizada e da aula síncrona, assim como a possibilidade de as práticas pedagógicas e comunicacionais usadas no ensino remoto levar a trocas interacionais necessárias à aprendizagem.
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