UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR BASEADA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM VISTAS À INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Abstract
A integração curricular é muitas vezes entendida como a inserção de disciplinas de diferentes núcleos de formação em uma única matriz curricular. Pretendemos avançar em relação a essa compreensão e fomentar um currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Para isso buscamos desenvolver estratégias de integração curricular, baseadas em uma sequência didática interdisciplinar, integrando as dimensões ciência, trabalho, cultura e tecnologia, articulando vários núcleos de disciplinas. Buscamos assim, analisar a capacidade destas propostas construídas colaborativamente fomentar a integração curricular. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com elementos da Engenharia Didática e conduzida por um grupo colaborativo. Como resultado, destacamos o potencial integrador da sequência didática desenvolvida e o aspecto formativo do trabalho colaborativo.
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