UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR BASEADA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM VISTAS À INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Abstract

A integração curricular é muitas vezes entendida como a inserção de disciplinas de diferentes núcleos de formação em uma única matriz curricular. Pretendemos avançar em relação a essa compreensão e fomentar um currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Para isso buscamos desenvolver estratégias de integração curricular, baseadas em uma sequência didática interdisciplinar, integrando as dimensões ciência, trabalho, cultura e tecnologia, articulando vários núcleos de disciplinas. Buscamos assim, analisar a capacidade destas propostas construídas colaborativamente fomentar a integração curricular. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com elementos da Engenharia Didática e conduzida por um grupo colaborativo. Como resultado, destacamos o potencial integrador da sequência didática desenvolvida e o aspecto formativo do trabalho colaborativo.

Author Biographies

Hedeone Heidmam da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT do Instituto Federal do Espírito Santo (2019). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Câmpus Nova Venécia.

Rony Claudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação em 2010 e mestrado em Informática em 2004, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo . Atualmente é Professor Titular no Instituto Federal do Espírito Santo.

References

ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. D. Q. E. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, p. 62-77. 2008

ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. da. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 22-52. 2012.

ALTOÉ, R. O. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. 227f. Dissertação (Mestrado em Educação, Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

ARAÚJO, A. C; SILVA, C. N. C. (org.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília, DF: IFB, 2017.

ARROYO, Miguel. Os jovens, seu direito a se saber e o currículo. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 157-203.

BOAVIDA, A. M.; PONTE, J. P. da. Investigação colaborativa. In: GTI (Ed.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 43-55.

BRASIL. Lei n⁰. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jul. 2018.

BOBBITT, J. F. O Currículo. Porto: Didáctica, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n° 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o §2° do art. 36 e os arts. 39 a 41 da lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2004. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 20 jul. 2021

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 20 jul. 2021

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB RESOLUÇÃO nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 nov. 2018. Seção: 1, p.21

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jan. 2021. Seção: 1, p. 19

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB nº5, de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 jan. 2011. Seção 1, p. 10.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB nº 11, de 9 de maio de 2012. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: 2012

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 set. 2012, Seção 1, p. 22

CALLAI, Copetti Helena. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANI, Antonio Carlos et al.(org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009. p 83-134.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. N. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2012.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

FAZENDA, I. A Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 10. ed. Campinas: Papirus, 2002.

FAZENDA, I. O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 53-85.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FRIGOTTO, G.; ARAUJO, R. l. Práticas pedagógicas e Ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80. 2015.

GALIAZZI, M.; AUTH, M.; MORAES, R.; MANCUSO, R. Aprender em rede na Educação em Ciências. Ijuí: Editora Unijuí, 2008.

GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303989923_instrumento_para_construcao_e_validacao_de_sequencias_didaticas_em_um_curso_a_distancia_de_formacao_continuada_de_professores_tools_for_building_and_validating_didactic_sequences_in_the_distance_learn. Acesso em: 15 jul. 2021.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Campus Nova Venécia. Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. Nova Venécia: IFG, 2015.

LOPES, A. C; MACEDO, E. F. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011

MACHADO, L. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, J. Educação profissional e tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 80-95.

MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso, Florianópolis, v. 6, n. 3. set./dez. 2006.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: Uma Introdução. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (org.). Currículo Cultura e Sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Natal, v. 2, ano 23, p. 4-30, 2007

NOSELLA, P. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caixas do. Sul: Educs, 2008. 

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 106-127.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SILVA, T. T. da. Documento de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SILVA, H. H. Integração curricular: uma proposta interdisciplinar baseada em sequências didáticas no curso técnico em edificações. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, 2019.

SUERTEGARAY, D. M. A. Ambiência e pensamento complexo: Resignific(ação) da Geografia. In: SILVA, A.D.; GALENO, A. (org.). Geografia: – Ciência do Complexus: Ensaios Transdisciplinares. Curitiba: Sulina/UFPR, 2004.

TYLER, R. W. Princípios básicos de currículos e ensino. 7. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1983

TRINDADE, T. A. Direitos e cidadania: reflexões sobre o direito à cidade. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 87, 2012. Disponível em: http:/www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452012000300007. Acesso em: 22 mar. 2019.

ZABALA, A. A prática educativa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Published
2021-11-12