O SENTIDO DA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO PERMANENTE DO CONHECIMENTO A FAVOR DA VIDA
Abstract
A escola é um espaço fecundo de formação da consciência crítica a partir da apropriação ativa dos conhecimentos que podem ser convertidos em práticas transformadoras. Um processo formativo que tem como princípio vivificar o conhecimento científico, fomentar novos valores que resultem no cuidado com a natureza e na sensibilização do coletivo para construir uma sociedade que compartilha responsabilidades. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns projetos e escolas que trabalham os conhecimentos em forma de compromisso, cuidado e coerência entre o que proclama e realiza. Ações que zelam pela qualidade da vida pela perspectiva transdisciplinar. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir de autores como: Morin (1999; 2000; 2005), Petraglia (2008), Moraes (2010, 2014) Suanno (2016), M. V. Suanno (2015), Maturana (2001), Santos (2008), Mendes Neto (2019) e Santos, Suanno e Mendes Neto (2019). Este trabalho defende que iniciativas transdisciplinares e criativas não são devaneios, elas existem.
References
BRASIL. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente. Elaboração de texto: Tereza Moreira. Brasília, 2012.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Nova Hamburgo, RGS: Feevale, 2003.
GUEDES, Beto. LP/CD. Sol de primavera. Gravadora: EMI-Odeon. 1979.
______. O Sal Da Terra. CD. Gravadora: EMI. 1981.
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (orgs) .Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade Campinas: SP: Editora Alínea, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e educação. Rizoma Freireano. Vol. 6, 2010.a
______. Complexidade e currículo: por uma nova relação. Pólis. Revista de la Universidade Boliviana, Volumen 9, nº 25, 2010b, p. 289-311.
______. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique (orgs). O pensar complexo na educação – sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
MATURANA R., Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro, Victor Paredes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MENDES NETO, Oscar Ferreira. Práticas pedagógicas criativas e transdisciplinares: Escola Casa Verde – aprendendo com os pássaros. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) – PPG-IELT, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Anápolis, 2019.
MORIN, Edgar. Por uma reforma do pensamento. In: PENA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro. O pensar complexo de Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
______. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez. 2 ed. 2000.
______. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. - Ed. revista e modificada pelo autor - 8" ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
PUKALL, Jeane Pitz; ANDRANDE, Roseli de; SILVA, Vera Lúcia de Souza e. Escola sustentável e rede de escolas criativas: pareceria entre escola e universidade. In: SCHROEDER, Edson; SILVA Vera Lúcia de Souza (org.) Novos Talentos – processos educativos em ecoformação. Blumenau, SC: Editora Legere, 2014.
NAVARRA, Joan Mallart i. Ecoformação e Transdisciplinaridade: fundamentos para elaboração de um currículo do século XXI em uma didática humanista. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; RAJADELL, Núria Puiggròs (Org.). Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED Publicações e PUC Goiás, 2012.
PETRAGLIA, Izabel. Educação Complexa para uma nova política de civilização. Educar, Curitiba, p. 29-41, 2008. UFPR.
SALLES, Virgínia Ostroski; MATOS, Eloiza Aparecida Avila de. Pensamento complexo e transdisciplinar: em busca da legitimidade a partir do decálogo proposto para a área. In: Polyphonia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE, UFG, v. 27, n.1, jan/jun.2016 p. 209-219
SANTOS, Akiko. Complexidade e Transdiscplinaridade na Educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Revista Brasileira de Educação.v.13, n.37, jan./abr., 2008.
SANTOS, Lindalva Pessoni Santos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Escola Sustentável e Feira de Ciências: reflexões e ações em torno da fabricação de sabão artesanal, PINHO, Maria José de; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique (orgs.). Projetos criativos na prática pedagógica: cantar e encantar a aprendizagem - Goiânia: / Editora Espaço Acadêmico, 2015.
SANTOS, Lindalva Pessoni; SUANNO João Henrique; MENDES NETO, Oscar Ferreira. Relatório de Pesquisa - Escolas criativas e inovadoras. Universidade Estadual de Goiás, Unidade Inhumas, Inhumas, 2019. 57p.
SUANNO, João Henrique. Por que uma escola criativa? In: Polyphonía – Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE, v. 27, n.1, jan/jun.2016. p.81-97
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493p. Tese (doutorado), UCB, Brasília.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; TORRE, Saturnino de la; SUANNO, João Henrique. Rede Internacional de Escolas Criativas. In: PINHO, Maria José; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique. Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2014, p-15-33.
TOMIO, Daniela; ADRIANO, Graciele Alice Carvalho; SILVA, Vera Lúcia de Souza e. Com (viver) em espaços de uma escola sustentável e criativa. Polyphonía, v. 27, n.1 jan/jun. 2016, p. 367-391.
TORRE, Saturnino de la. Instituiciones Educativas Creativas. Sitges: Editorial Círculo Rojo – Investigación, 2012.
TORRE, Saturnino de la. Visita a la Escola Visconde de Taunay: uma experiencia crativa. In: SCHROEDER, Edson; SILVA, Vera Lúcia de Souza (org.) Novos Talentos – processos educativos em ecoformação. Blumenau, SC: Editora Legere, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).