FARÓIS DO SABER E INOVAÇÃO: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA CRIATIVA SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE

Abstract

O escrito se constitui num recorte de pesquisa em andamento em nível de doutorado que busca investigar: como a criatividade se manifesta nas práticas pedagógicas das professoras que atuam nos espaços de criação dos Faróis do Saber e Inovação (FSI). O processo criativo se desenvolve num conjunto de 4 princípios orientadores: projetos, paixão, pares, pensar brincando e propósito. Utilizou-se o questionário enquanto técnica de coleta de informações, o qual foi enviado aos 32 professores que atuam no espaço de criação dos Faróis do Saber e Inovação. Retornaram 10 questionários respondidos. Utilizou-se da análise de conteúdo iniciando-se pela pré-análise, decodificação e categorização. Os resultados apontam que a proposta dos FSI apresenta indicadores promissores para o desenvolvimento de práticas criativas e inovadoras, que buscam a religação dos conhecimentos, tendendo a uma prática pedagógica que aponta para uma prática transdisciplinar. As ações pedagógicas vivenciadas nos projetos apostam no desenvolvimento da criatividade com vistas à inovação, ao avanço tecnológico, ao exercício crítico e criativo da cidadania, à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.

Author Biographies

Estela Endlich, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. 

Ricardo Antunes de Sá, UFPR

Pós Doutor em Educação, UFPR.

References

ALMEIDA. M. da C. de. Complexidade, do casulo à borboleta. In: CASTRO, G. de; CARVALHO, E.A.; ALMEIDA, M. da C. de. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 2002, p. 21-41.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CAMPOS, C. R., NAKANO, T. C., RIBEIRO, W. J., SILVA, T. F. Criatividade e inovação: uma revisão da produção científica no Brasil. Revista Faculdades do Saber, Mogi Guaçu, 1(2), 2014, p.151-244.
CURITIBA. Faróis do Saber e Inovação. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba: Curitiba, 2018. Vol. 1. Disponível em < https://mid-educacao.curitiba.pr.gov. br/2019/9/pdf/00240850.pdf > Acesso em: 21 fev.2021.
______. Faróis do Saber e Inovação. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba: Curitiba, 2020. Vol. 2. Disponível em: . Acesso em: 21 fev.2021.
FORTIN, R. Pensar com Edgar Morin – Ler O Método. Lisboa: Edições Piaget, 2006.
KLIMENKO, O. La creatividad como un desafío para la educación del siglo XXI. Educación y educadores, v. 11, n. 2, 2008, p. 191-210. Disponível em:< https://www.redalyc.org/pdf/834/83411213.pdf>. Acesso em: 11 mar.2021.
MARTINAZZO, C. J; DRESCH, O. I. A compreensão do princípio da incerteza e suas implicações no processo de educação escolar. Impulso, v. 23, n. 58, p. 45-57, 2013. Disponível em:< https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/1716>. Acesso em: 01 de abr. 2021.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
______. Conhecimento, ignorância, mistério. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
______. Ensinar a viver; manifesto para mudar a educação. Tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
______. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho, São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
RAJADELL, N. A. Importância das estratégias didáticas em toda ação formativa. In: SUANNO, M. V. R.; PUIGGRÓS, N. R. (Org.). Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED Publicações, PUC Goiás, 2012.
RESNICK, M. Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. (Cruz, M. C.; Sobral, L. R. Trad.) Porto Alegre: Penso, 2020.
RIBEIRO, O. C.; MORAES, M. C. Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. Brasília: Liber Livro, 2014.
SOUZA, K. P. de Q; PINHO, M. J. de. Criatividade e inovação na escola do século XXI: uma mudança de paradigmas. Revista Ibero Americana de Estudos em Educação, v.11, n. 4, p. 1906-1923, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6636. Acesso em 24 fev. 2021.
SUANNO, J. H. Adversidade, resiliência e criatividade: uma articulação oportuna? In: SUANNO, M. V. R.; DIETTRICH, M. G.; MAURA, M. A. P. (Org.) Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG; América, 2013.
TORRE, S. de la. Dialogando com a criatividade: da identificação à criatividade paradoxal. Madras, 2005.
______. Escolas Criativas: escolas que aprendem, criam e inovam. In: ZWIEREWICZ, M; TORRE, S. de la. Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, p. 55-70, 2009.
Published
2021-08-13