DESIGN UNIVERSAL COMO POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
Abstract
O estudo ora apresentado sustenta-se nos aportes teóricos acerca da inclusão de pessoas com deficiência, mediados por tecnologias digitais, no contexto das escolas criativas e inclusivas. Assume-se o design universal como abordagem necessária para o uso democrático e equitativo dos recursos tecnológicos educacionais. A complexidade, a transdisciplinaridade e a ecoformação são abordadas como princípios orientadores das Escolas Criativas. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória e analisa as produções científicas acerca da temática investigada. Os estudos analisados evidenciam que as tecnologias são necessárias e urgentes no processo inclusivo, sendo polinizadoras de projetos criativos e ecoformadores. Nesse sentido, a busca por uma escola que, por meio de pesquisas, possa superar suas fragilidades e vislumbrar caminhos para um novo paradigma, apoiado na criatividade e na formação de cidadãos críticos, nos conduz a pensar a ”ciência com consciência”.
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