DESIGN UNIVERSAL COMO POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS

Abstract

O estudo ora apresentado sustenta-se nos aportes teóricos acerca da inclusão de pessoas com deficiência, mediados por tecnologias digitais, no contexto das escolas criativas e inclusivas. Assume-se o design universal como abordagem necessária para o uso democrático e equitativo dos recursos tecnológicos educacionais. A complexidade, a transdisciplinaridade e a ecoformação são abordadas como princípios orientadores das Escolas Criativas. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória e analisa as produções científicas acerca da temática investigada. Os estudos analisados evidenciam que as tecnologias são necessárias e urgentes no processo inclusivo, sendo polinizadoras de projetos criativos e ecoformadores. Nesse sentido, a busca por uma escola que, por meio de pesquisas, possa superar suas fragilidades e vislumbrar caminhos para um novo paradigma, apoiado na criatividade e na formação de cidadãos críticos, nos conduz a pensar a ”ciência com consciência”.

Author Biographies

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP e Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. 

Vera Lúcia Simão, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutora em Educação e Sociedade. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP e Universidade Regional de Blumenau – FURB. 

Adriana Gomes Alves, Universidade do Vale do Itajai

Doutora em Educação, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI. 

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. 

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Published
2021-08-13