HISTÓRIA DA MÚSICA PARA CRIANÇAS: O ROMANTISMO NAS PUBLICAÇÕES DA EDITORA MARTINS FONTES
Abstract
O presente artigo tem como foco o romantismo em três livros didáticos de história da música, publicadas pela Editora Martins Fontes, traduzidas da língua alemã para o português, a saber: História da Música em Quadrinhos (1997), de Bernard Deyries, Denys Lemery e Michael Sadler; Uma história da música para crianças (2011) e Léxico da Música para Crianças: descubra o mundo da música (2015), ambas de Monika e Hans-Günter Heumann. Considerando o período romântico como delimitação temporal do estudo, inicialmente propõe-se refletir sobre a biografia de quatro compositores que estão em destaque nas três obras direcionados ao público infantojuvenil. Em seguida, são apresentados os recursos utilizados pelos autores com o intuito de didatizá-las em função do público-alvo, levando em conta também o repertório musical mobilizado nas produções escritas em questão. Como resultado, percebe-se que estas publicações têm como destaque os conhecimentos musicais eurocêntricos e possibilitam a circulação de saberes, na medida que abordam a história de uma expressão artística como um patrimônio educativo.
References
BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. Tradução de Maria Teresa Resende Costa.
BRAGA, Francisco José dos Santos. O pensamento alemão, a descoberta da cultura germânica e novos apontamentos sobre o lied "Rei dos Elfos", de Franz Schubert, sobre o poema do poeta Johann Wolfgang von Goethe. Revista da Academia de Letras de São João del Rei, São João del Rei, v. 7, n. 7, p. 15-40, nov. 2013.
STEVE Reich. In: ENCICLOPÉDIA Britânica. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Steve-Reich. Acesso em: 16 jan. 2021.
BURNS, Alex. Frank Liszt "Liebestraum nº3": the purest kind of love. 2020. Disponível em: https://classicalexburns.com/2020/09/22/franz-liszt-liebestraum-no-3-the-purest-kind-of-love/. Acesso em: 02 fev. 2021.
CAPEAUX, Otto Maria. Uma Nova História da Música. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
CUNHA, Ester; CORRÊA, Patrícia Leal Azevedo. Arte e Vida: um estudo a partir da obra de John Cage. In: ECOSSISTEMAS ARTISTICOS, 22., 2013, Belém. Anais [...] . Belém: Anap, 2013. p. 4063-4070.
DEYRIES, Bernard; LEMERY, Denys; SADLER, Michael. História da Música: em quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Tradução de Luis Lourenzo Riveira.
FRAZÃO, Dilva. Frédéric Chopin: pianista e compositor polonês. 2019. Disponível em: https://www.ebiografia.com/frederic_chopin/. Acesso em: 22 jan. 2021.
FRAZÃO, Dilva. Niccolò Paganini: compositor e violinista italiano. 2019. Disponível em: https://www.ebiografia.com/niccolo_paganini/. Acesso em: 01 fev. 2021.
GARCIA, Dolores Aparecida; MORAIS, Simone Sanches Vicente; LEE, Henrique de Oliveira. Autobiografia de George Sand: uma mulher à frente de seu tempo. Revell: Revista de Estudos Literários da UEMS, Mato Grosso do Sul, v. 1, n. 15, p. 341-353, jan. 2017.
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da Musica Ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994.
HEUMANN, Hans-Günter. HEUMANN Piano: gute noten für klavier. 2021. Disponível em: https://heumannpiano.de/. Acesso em: 15 jan. 2021.
HEUMMAN, Monika; HEUMANN, Hans-Günter. Léxico da Música para Crianças. São Paulo: Martins Fontes, 2015. Tradução de Tereza Maria Souza de Castro.
HEUMMAN, Monika; HEUMANN, Hans-Günter. Uma história da música para crianças. São Paulo: Martins Fontes, 2011. Tradução de Tereza Maria Souza de Castro.
ISAAC Karabtchevsky. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa456682/isaac-karabtchevsky. Acesso em: 18 jan. 2021. Verbete da Enciclopédia.
LOMA, Monica Rocio Navas. A atuação multifacetada do percussionista: desafios de performance em três obras para percussão solo. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música da Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
MEUNIER, Cristophe. La Planète magique de Bernard Deyriès. França: Espe, 2018.
MOORE, Douglas. Guia dos Estilos Musicais. Lisboa: Edições 70, 2008.
MORENO, Victor; RAMÍREZ, Maria E.; LAOLIVA, Cristian de; MORENO, Estrella. Franz Liszt. 2021. Disponível em: https://www.buscabiografias.com/biografia/verDetalle/3289/Franz% 20 Liszt. Acesso em: 27 jan. 2021.
OLIVEIRA, Richard de. Variações schumaniannas: música e loucura no campo da recepção estética. 2016. 320 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
PRATHER, Mary. Learn about Chopin's Minute Waltz. 2018. Disponível em: https://www.squiltmusic.com/blogs/news/learn-about-chopins-minute-waltz. Acesso em: 02 fev. 2021.
REYNER, Igor. Sinfonia nº3 em Mi Bemol Maior, p. 97 "Renana". 2021. Disponível em: https://www.filarmonica.art.br/educacional/obras-e-compositores/obra/sinfonia-no-3-em-mi-bemol-maior-op-97-renana/. Acesso em: 02 fev. 2021.
RIBEIRO, Raquel Alexandra Oliveira da Silva. Romantismo: contextualização histórica e das artes. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Especialização em Violoncelo, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, 2010.
SILVA, Bárbara Zocal da. As tiras de Mafalda no Brasil: tradutores e traduções. 2015. 232 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
SILVA, Nara. O que é papel couchê?: aprenda a definição e as principais aplicações. 2020. Disponível em: https://www.futuraexpress.com.br/blog/o-que-e-papel-couche/. Acesso em: 11 fev. 2021.
TOMMASINI, Anthony. Elegant German Tenor Who Also Conducted, Dies. The New York Times. Nova Iorque, p. 22-22. 31 dez. 2019. Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/12/31/arts/music/peter-schreier-dead.html. Acesso em: 10 fev. 2021.
VALENTE, Augusto. 1926: nasce compositor Hanz Werner Henze. 2018. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/1926-nasce-compositor-hans-werner-henze/a-3466921. Acesso em: 10 fev. 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).