ESCOLA COMO ESPAÇO DE CRIAÇÃO, INCLUSÃO E TESSITURAS: SEMEANDO CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA
Abstract
Compreendemos a escola como um lugar de transgressão consciente, como espaço fecundo para o desenvolvimento humano, e o estabelecimento das relações sociais. É a gênese do diálogo capaz de parir ideias e de produzir o refazer do humano. O trabalho que apresentamos consiste em uma pesquisa qualitativa no formato de estudo de caso, que toma forma à medida que o exploramos. É fruto de nossa relação enquanto Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras - GPPAII nos interstícios de nossa prática, que objetiva mapear escolas com práticas criativas e inclusivas em território nacional, investigando os aspectos comuns e dissonantes na prática pedagógica. Assim sendo, elegemos o projeto Âncora como lócus de pesquisa, isso se justifica pelo fato de que este projeto nos chamou atenção por suas práticas criativas desenvolvidas no sentido de construir uma escola para todas/os/es e fundamentadas nos aspectos democráticos de uma prática pedagógica inclusiva e criativa. Como resultado de nossa investigação, constatamos que os valores que norteiam a prática pedagógica e as relações do Âncora, são, por si só, valores inclusivos e criativos, essas são categorias análogas à criatividade, como: uma liderança estimuladora e criativa; professores criativos com cultura inovadora; e visão transdisciplinar, berço do semeio da ciência com consciência.
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