A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL POR MEIO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA
Abstract
Este artigo apresenta algumas reflexões estabelecidas a partir de uma pesquisa desenvolvida juntamente com professores de Geografia do Ensino Médio na rede estadual de educação em Goiás. A investigação ocorreu a partir da formação do Grupo de Discussão em Geopolítica (GDG) e as atividades do grupo foram realizadas durante o ano de 2019. A formação da Comunidade de Prática (CoP) para o acompanhamento do trabalho do professor de Geografia estimulou o desenvolvimento profissional dos professores que participaram. Vale ressaltar que a existência do grupo foi pequena e constituiu-se apenas em uma experiência que poderia indicar, como de fato indicou, a potencialidade desse tipo de formação e a necessidade de criar na escola, ou com a escola, grupos permanentes para estabelecer uma relação crítica com o currículo.
References
BROOKS, C. A relação entre “expertise” da disciplina escolar e da ciência de referência. In: ROCHA, A. A.; MONTEIRO, A. M.; STRAFORINI, R. Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, 2019b, p. 143-165.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e demandas contemporâneas: práticas e formação docentes. In: ALVES, Adriana Olivia; KHAOULE, Anna Maria Kovacs (Orgs). A Geografia no cenário das políticas públicas educacionais. Goiânia: C&A Alfa & Comunicação, 2017, p. 15-32.
FIORENTINI, D. Desenvolvimento Profissional e Comunidades Investigativas. In: DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação Ambiental; Educação em Ciências; Educação em Espaços não-escolares; Educação Matemática. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 570-590.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto editora, 1999.
GRECO, F.A. S. Com que referências trabalham os professores no currículo do Ensino Médio: um estudo sobre o ensino de geografia nas escolas. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
LOPES, Claudivan Sanches. O Professor de Geografia e os saberes profissionais: o processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade. Tese (Doutorado em Geografia Humana). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2010.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 08, jan.-abr, p. 7-22, 2009. Disponibilidade em: < http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf >. Acesso em: 12 jan. 2020.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SHULMAN, Lee. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernoscenpec. São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, 2014. Disponibilidade em:
YOUNG, Michel. Para que servem as escolas? Educação e sociedade. Campinas, SP, v. 28, n.101, p.1287-1302, set.-dez. 2007. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).