TECNOLOGIAS DIGITAIS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LEITURA
Abstract
O presente trabalho enfatiza as tecnologias digitais no trabalho pedagógico do professor da Educação Básica, uma leitura frente ao tempo de saúde pública no Brasil, causado pelo Covid 19 em 2020. Diante do exposto, as aulas presencias foram substituídas por aulas não presenciais com o intuito de atender ao alunado. O objetivo é refletir sobre as tecnologias digitais no trabalho do professor, como parte da pesquisa de mestrado em educação desenvolvida no PPPGE/UFT. O uso metodológico tem como pressuposto a revisão de literatura acerca de textos que enfatizam as tecnologias digitais no trabalho docente e na formação do professor. De acordo com as pesquisas realizadas, as tecnologias surgiram com o propósito de auxiliar a sociedade. Nesse contexto a educação acompanha as evoluções tecnológicas e, quando preciso, faz uso destes recursos disponíveis para suprir certas necessidades educacionais. O mundo digital dispõe de informações e conteúdos favoráveis à educação, no qual escola, professor e alunos podem fazer bom uso para o trabalho escolar.
References
ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. TICS e interdisciplinaridade: contribuições para práticas educacionais. In: VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de. (orgs). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Duque de Caxias RJ, Unigranrio, 2016. Disponível em:
BARROS, M. das G.; CARVALHO, A.B.G. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., CARVALHO, A.B.G. (orgs). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf. Acesso em: 10/out. /2020.
RAMOS, Marcio, R.V. 2012. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica: Lenpes-pibid de Ciências Sociais – UEL .edição nº 2, vol. 1,jul-dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/. Acesso em: 09/ ago. 2020.
RIBEIRO, Ana Eliza. Tecnologia Digital. Disponível em :
CAMARGO JÚNIOR, Artur Pires de. Formação docente e competências para utilização de TDIC na Educação Báisca. In: FERREIRA, G. P. (org.). Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas; v. 2). Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019. Disponível em:
CORDEIRO, S. F. N.; BONILLA, M. H. S. Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 56, p. 259-275, abr./jun. 2015. Editora UFPR. Disponível em:
FRIZON V; LAZZARI M; SCHWABENLAND F; TIBOLLA F. 2015.In: A formação de professores e as tecnologias digitais. Disponível em:
KENSKI, Moreira Vani. 2003. In: Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003. Disponível em:
RAMOS, Marcelo R.V. 2012. In: O uso de tecnologias em sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpespibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%2-%20ORIENT%20PRF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 27, ago. 2020.
ROCHA, J.D.T; NOGUEIRA, C. R.M; SOUSA, J. L; SOUSA.G. R. Práticas pedagógicas curriculares: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 5, p. 673-694, ago. 2018.
ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M. Formação docente: uso das tecnologias como ferramenta de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 6, p. 578-596, out.-dez. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).