LETRAMENTO LITERÁRIO POR UM VIÉS INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS
Abstract
: Este artigo é um recorte de pesquisa concluída de dissertação de Mestrado que objetivava investigar como o texto literário mediado por um viés interdisciplinar poderia favorecer a formação de leitores com perspectivas ao letramento literário numa turma com dificuldade em leitura e escrita. A importância da leitura na escola e as formas de se alcançar o letramento literário mediante métodos capazes de ampliar as potencialidades do leitor sobre o conhecimento são as justificativas deste artigo. Na revisão bibliográfica, as autoras buscaram construir uma visão global da literatura como arte e ciência, salientando sua relevância para o ser humano como entretenimento e necessidade básica. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar metodologias de leitura literária para serem desenvolvidas na Educação Básica sustentadas nos pressupostos de leitura de Cosson, (2014) e na interdisciplinaridade de Suanno (2014). Os resultados de pesquisa revelaram que a leitura literária sob o enfoque interdisciplinar amplia as possibilidades de aprendizagem.
References
BARTHES, R. (1979). Sistema da moda. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972.
______. O direito a literatura; O esquema de machado de Assis. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola / Teresa Colomer; [tradução Laura Sandroni]. – São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
______. Círculos de leitura e letramento literário / São Paulo: Contexto, 2014.
JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Vincent Jouve; Marcos Bagno e Marcos Marcio, tradutores - São Paulo: Parábola, 2012.
KLEIMAN, Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo rede nos projetos da escola. – Campinas, SP: Mercado das letras, 1999.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura literária e outras leituras – impasses e alternativas no trabalho do professor. – Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SILVA, Wagner Rodrigues. Ensino de Língua e Literatura – Caderno Didático. – Palmas, TO: Nagô Editora, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).