DIÁLOGOS ENTRE A PLURALIDADE METODOLÓGICA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Abstract
Este artigo busca investigar a relação entre a Educação Matemática e o Pluralismo Metodológico defendido pelo filósofo das ciências, Paul Feyerabend, na perspectiva de responder nossa questão de pesquisa: Como as publicações científicas relacionam a Educação Matemática e o pluralismo metodológico de Feyerabend? Nesse sentido, a Educação Matemática apresenta-se com o objetivo de propor mudanças que contribuam para a formação do professor de matemática. Por meio da busca em uma plataforma brasileira, utilizando palavras-chave relacionadas às Metodologias de Ensino de Matemática, Formação de Professores e Métodos de Ensino, foram selecionados três artigos que puderam contribuir com a ideia de que o professor de Matemática, ao abordar os conceitos e conteúdos, esteja pronto para as adversidades do dia a dia da sala de aula. Após análise minuciosa, evidencia-se que a abordagem metodológica variada foi apresentada nos artigos e vai ao encontro da ideia defendida por Feyerabend em seu “Anarquismo Epistemológico”.
References
CALAZANS, Marcos Moraes. De Ernst Mach e Wittgenstein ao Círculo de Viena: A Recusa gnosiológica à Ontologia. In: 15° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016, Florianópolis. Anais do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Florianópolis: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3dotcvh. Acesso em: 07 dez. 2019.
CARVALHO, Marcelo de. Construtivismo, pluralismo metodológico e formação de professores para o ensino de ciências naturais. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. Londrina, v. 26, n. 2, p. 83-94, jul./dez. 2005. Disponível em: https://bit.ly/2zR6gpO. Acesso em: 15 jan. 2020.
GARCIA, Fernando Oliveira et al. Tecnologias móveis na formação inicial do professor de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, p.214-230, jan. 2020.
LABURÚ, Carlos Eduardo; ARRUDA, Sérgio de Mello; NARDI, Roberto. Pluralismo Metodológico no Ensino de Ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.247-260, nov. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200007. Acesso em: 15 jan. 2020.
MENDES, Iran Abreu; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Problematização de práticas socioculturais na formação de professores de Matemática. Revista Exitus, [s.l.], v. 7, n. 2, p.100-126, 26 abr. 2017. Universidade Federal do Oeste do Pará. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id303. Acesso em: 07 dez. 2019.
MIGUEL, Antonio et al. A Educação Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 27, n. 0, p.70-210, out. 03. Quadrimestral. Disponível em: https://bit.ly/2AqVHKa. Acesso em: 08 fev. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cadernos de Pesquisa. [s.l.], v. 48, n. 169, p.802-829, set. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053145239. Acesso em: 15 jan. 2020.
PINTO, Ivan Luiz Gonçalves. O Progresso da Ciência e o Anarquismo Epistemológico de Karl Paul Feyerabend. 95 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Filosofia. PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2007.
REGNER, Anna Carolina Krebs Pereira. FEYERABEND E O PLURALISMO METODOLÓGICO. Epistéme: Filosofia e História das Ciências em Revista. Porto Alegre, v. 2, n. 1, p.61-78, dez. 1996. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/31834. Acesso em: 08 dez. 2019
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).