OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este trabalho tem como objetivo conhecer os Obstáculos Epistemológicos no Ensino de Matemática no Ensino Fundamental presentes em produções acadêmicas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período de 2005-2019. Foram encontradas 14 produções, destas, 02 (duas) teses e 06 (seis) dissertações foram analisadas. Verificou-se que os autores utilizaram como base teórica os estudos de Gaston Bachelard e Guy Brousseau. Esta é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, cujos resultados indicam a presença de obstáculos epistemológicos, experiência primeira, obstáculos verbais, também, foram verificados obstáculos didáticos. Existem fortes indícios de desconhecimento dos obstáculos epistemológicos por uma parcela considerável dos docentes, tal situação pode agravar as dificuldades no ensino da Matemática nas nossas escolas.
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