ESCOLA FREDERICO PEDREIRA EM PALMAS-TO: UMA ANÁLISE DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E OCUPACIONAL COM AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES

Abstract

Em tempos de profundas modificações em um mundo cada vez mais conectado, onde o digital já está integrado nos processos educativos, faz-se imprescindível verificar o quanto as escolas e os envolvidos no ensino e na aprendizagem estão capacitados para as mudanças de paradigmas; e se possuem as competências necessárias para atender a essas novas exigências, que já se fazem tão presentes. Objetivando conhecer o perfil sociodemográfico e ocupacional, bem como, analisar as competências digitais de 41 docentes da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, localizada no município de Palmas - TO, realizou-se a aplicação de survey, via plataforma Google Forms, tendo como instrumento de coleta de dados uma autoavaliação baseada no questionário DigCompEdu, Digital Competence Framework for Educators, desenvolvido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia). Como resultado apresentou que a maioria dos docentes encontra-se em um nível considerado moderado, o nível B-1 Integrador.

Author Biographies

Ivete Antunes Corrêa, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Universidade Federal do Tocantins.

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Administração de Empresas. Universidade Federal do Tocantins.

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Published
2020-11-30