EDUCAÇÃO FISCAL PARA O PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Abstract
As discussões em torno do pleno exercício da cidadania têm se aprofundado ao longo das últimas décadas, impulsionadas, sobretudo, pelo emprego da Educação Fiscal nos diversos espaços sociais, políticos ou educacionais. Assim, a adoção de ações voltadas à formação e conscientização do indivíduo tem sido um diferencial para uma relação mais harmônica entre o estado e a sociedade. Desse modo, busca-se, neste trabalho, descrever o papel da educação fiscal como uma ferramenta estratégica que tem influência positiva na vida do cidadão, com base em uma revisão integrativa da literatura. Percebeu-se que a educação fiscal é um mecanismo de transformação social que tem possibilitado o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e participativa, a partir de seus fundamentos e instrumentos que buscam, de forma perene, construir a consciência cidadã dos indivíduos.
References
ÁLVAREZ, J.A.M.; BURGOS, A.B.M. Instrumentos clave en la lucha contra el fraude. La importancia de la educación fiscal. Crónica Tributaria, v. 146, p. 179-192, 2013.
BORGES, E.F. et al. Educação fiscal, terceiro setor e funções de governo: uma análise da influência do programa de educação fiscal do RN nos indicadores das funções de governo dos municípios. Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade (REUNIR),v.3, n.4, 2013.
BORGES, E.F.; PEREIRA, J.M.. Educação fiscal e eficiência pública: um estudo das suas relações a partir da gestão de recursos municipais. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 8, n. 4, 2014.
BORGES, E.F.; PEREIRA, J.M.; DA COSTA BORGES, G.M.. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 9, n. 25, p. 3-15, 2015.
CADORIN, C.T.. EDUCAÇÃO FISCAL: trajetória, perspectivas e prática cidadã transformadora. Revista de educação do Ideau. Uruguai, v12, n. 25, p. 1-15, 2017.
GRZYBOVSKI, D.; HAHN, T.G. Educação fiscal: premissa para melhor percepção da questão tributária. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 5, p. 841-864, 2006.
LÓPEZ, M.E.S.; RUIZ, V.. Realidades y desafíos de la Educación Fiscal en México. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo ISSN: 2007-2619, n. 10, 2015.
PEREIRA, D.; CRUZ, S.R.. Educação fiscal: revisão da literatura. Estudos do ISCA, n. 14, 2016.
REIS, A.K.; PFITSCHER, E.D.; CASAGRANDE, M.D.H. A Educação Fiscal no Brasil: estudo realizado nos 27 Estados da Federação, distribuídos nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul E Centro-Oeste. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 11, n. 31, p. 37-56, 2011.
ROMAN, A.R.; FRIEDLANDER, M.R.. Revisão integrativa de pesquisa aplicada à enfermagem. Cogitare Enfermagem, v. 3, n. 2, 1998.
SOUZA, M.T. de; SILVA, M.D.da; CARVALHO, R. de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).