EDUCAÇÃO FISCAL PARA O PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Abstract

As discussões em torno do pleno exercício da cidadania têm se aprofundado ao longo das últimas décadas, impulsionadas, sobretudo, pelo emprego da Educação Fiscal nos diversos espaços sociais, políticos ou educacionais. Assim, a adoção de ações voltadas à formação e conscientização do indivíduo tem sido um diferencial para uma relação mais harmônica entre o estado e a sociedade. Desse modo, busca-se, neste trabalho, descrever o papel da educação fiscal como uma ferramenta estratégica que tem influência positiva na vida do cidadão, com base em uma revisão integrativa da literatura. Percebeu-se que a educação fiscal é um mecanismo de transformação social que tem possibilitado o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e participativa, a partir de seus fundamentos e instrumentos que buscam, de forma perene, construir a consciência cidadã dos indivíduos.

Author Biographies

Rodrigo José Lima Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Servidor público no Estado do Tocantins na carreira de Gestor Público, com lotação na Escola de Gestão Fazendária – EGEFAZ. 

Isnaya Almeida Brandão Lima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Ensino em Ciência e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professora do ITPAC/ Palmas. Cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da Família do município de Palmas-TO.  

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Published
2021-12-16