ANÁLISE DAS DIRETRIZES NACIONAIS E INSTITUCIONAIS PARA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Abstract
Estudo qualitativo, a partir de análise documental, com objetivo de investigar as congruências acerca da utilização de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) em um curso de graduação em Fisioterapia. Foram estudados, a partir de análise de conteúdo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Fisioterapia e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de uma instituição federal de ensino superior. Os dados mostraram que existem congruências entre os documentos e que são feitas menções diretas ou indiretas e recomendações ao uso das MAEA no texto do PPC. O estímulo ao protagonismo e autonomia do estudante é citado mostrando a compreensão da importância da participação deste como sujeito ativo na construção do seu conhecimento. Destaca-se a falta de previsão de estratégias diretas para a utilização das MAEA. Propõem-se a realização de estudos que possam identificar as motivações e preferências dos professores quanto a utilização de métodos tradicionais ou ativos de ensino.
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