APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

  • Ricardo Luiz Perez Teixeira Universidade Federal de Itajubá
  • Priscilla Chantal Duarte Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Max Leandro de Araújo Brito Faculdade Natalense de Ensino e Cultura - FANEC
Palavras-chave: Ensino superior. Metodologias ativas. PBL. Pesquisa-ação.

Resumo

Neste estudo, apresentam-se os resultados da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) em um curso de Engenharia no Brasil. O objetivo da aplicação do PBL é se melhorar o desempenho e a aprendizagem discente nas disciplinas específicas do curso de Engenharia, no intuito de fomentar a motivação e correlacionar teoria e prática. A utilização de PBL se deve ao fato da existência de um quadro de desmotivação e resistência por parte dos discentes quanto ao método de ensino clássico/ tradicional. Dessa forma, partiu-se da hipótese de que uma metodologia voltada para uma participação ativa do discente, bem como a oportunidade de lidar com problemas fosse capaz de engendrar motivação e minimizar o número de evasões. A metodologia utilizada para o estudo foi a de pesquisa-ação, em que os sujeitos também atuam como agentes. Os resultados indicaram um ótimo retorno no aprendizado e desempenho discentes com a utilização de PBL.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

Professor Adjunto da Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira, Itabira-MG, Brasil. ricardo.luiz@unifei.edu.br. Doutor em Ciências e em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Professor para graduação do curso de engenharia dos materiais na UNIFEI Campus de Itabira com trabalhos publicados técnicos e educacionais.

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá

Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, MG, Brasil. priscillachantal@unifei.edu.br. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professor para graduação na UNIFEI Campus de Itabira na área de Comunicação e Expressão e Metodologia de Pesquisa, nas Engenharias com trabalhos publicados técnicos e educacionais.

Max Leandro de Araújo Brito, Faculdade Natalense de Ensino e Cultura - FANEC

Professor na Faculdade Natalense de Ensino e Cultura, FANEC, Natal, RN, Brasil. maxlabrito@yahoo.com.br. Membro do comitê editorial e científico da revista Research, Society and Development. Doutor em Energia e Mestre em Administração de Empresas.

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Publicado
2019-07-05