INFÂNCIA E JUVENTUDE NA LITERATURA: ORIGEM E RECURSOS ESTILÍSTICOS DOMINANTES
Abstract
Como um período de desenvolvimento humano, a infância e juventude nos remetem a diversas acepções. O que se aplica a essa fase de intensa inventividade é o fato de ela ser desmesuradamente construtiva. Não se trata somente de um momento propício a descobertas, e sim, de um gigantesco universo de feitura. Tais considerações nos portam a obras de grande valor para a Literatura infantil e juvenil, como aquelas escrita por Monteiro Lobato no século XX, retratando a infância de modo inteligente. Em contrapartida, temos na atualidade autores também consagrados como Pedro Bandeira e Marina Colasanti – apropriamo-nos apenas desses dois nomes afim de não estendermos demasiado a lista. Nosso intuito será levantar uma discussão acerca do momento histórico em que o gênero se constitui e analisar as estratégias narrativas relacionadas aos elementos textuais, temáticas que abordam consciência dos valores humanos e a psicanálise a ser discutida, englobando questões que se referem à formação do sujeito. Para isso, acionaremos aportes teóricos que dialogam com tais perspectivas, como: Castro (2008), Coelho (2000), Vygotsky (2007), Zilberman (2005) dentre outros.
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