DIREITO E LITERATURA: CAMINHOS PLURAIS, EMANCIPATÓRIOS E DEMOCRÁTICOS DE VIVENCIAR A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Abstract
O estudo que ora se apresenta teve como proposito central estudar os direitos humanos em uma abordagem crítica, reflexiva, democrática e literária. A partir de um percurso histórico dos direitos humanos foi possível observar as contradições e tensões em torno da sua universalidade e generalidade, já que a igualdade e a liberdade na prática possuem dos pesos e duas medidas, de um lado está o colonizador e do outro lado o colonizado. Através do método hipotético-dedutivo e da pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisou-se os aspectos da educação em direitos humanos e do estudo em direito e literatura, como ferramentas catalisadoras da transformação de consumidores em cidadãos pensantes, críticos, propositivos e articuladores de resistência social. O ensino enquanto prática de liberdade é responsável por dar protagonismo aos grupos oprimidos e a obra literária é estrutural para humanizar os intérpretes da lei para enxergar as vidas que existem para além do texto.
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