DIREITO E LITERATURA: CAMINHOS PLURAIS, EMANCIPATÓRIOS E DEMOCRÁTICOS DE VIVENCIAR A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Abstract

O estudo que ora se apresenta teve como proposito central estudar os direitos humanos em uma abordagem crítica, reflexiva, democrática e literária. A partir de um percurso histórico dos direitos humanos foi possível observar as contradições e tensões em torno da sua universalidade e generalidade, já que a igualdade e a liberdade na prática possuem dos pesos e duas medidas, de um lado está o colonizador e do outro lado o colonizado. Através do método hipotético-dedutivo e da pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisou-se os aspectos da educação em direitos humanos e do estudo em direito e literatura, como ferramentas catalisadoras da transformação de consumidores em cidadãos pensantes, críticos, propositivos e articuladores de resistência social. O ensino enquanto prática de liberdade é responsável por dar protagonismo aos grupos oprimidos e a obra literária é estrutural para humanizar os intérpretes da lei para enxergar as vidas que existem para além do texto.

Author Biographies

Kelly Helena Caldas, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Direito, Universidade Federal de Sergipe.

Míriam Coutinho de Faria Alves, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Direito, Universidade Federal da Bahia.

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Published
2020-12-21