O CONHECIMENTO PRUDENTE PARA UMA “EDUCAÇÃO DECENTE”: CONTRIBUIÇÕES DOS PENSAMENTOS BOAVENTURIANOS PARA UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA
Abstract
O presente artigo evidencia as contribuições boaventurianas acerca da razão cosmopolita, que é subsidiada por três procedimentos sociológicos: a sociologia das ausências, a sociologia das emergências e o trabalho de tradução. Tais reflexões surgem a partir do delineamento das três grandes conflitualidades epistemológicas contidas no projeto educativo boaventuriano: o conflito entre a aplicação técnica e a edificante, entre o conhecimento como regulação e como emancipação e, por fim, entre o imperialismo cultural e o multiculturalismo. Na tentativa de enfrentamento à indolência da racionalidade científica, que moldou os conhecimentos do sistema educativo, os pensamentos do autor são ressignificados a partir da perspectiva da educação intercultural crítica, que evidencia a dimensão cultural intrínseca ao processo educacional. Sendo a educação uma prática inerentemente humana, a discussão é justificada pela necessidade do desenvolvimento de um projeto educativo que promova a desomogeneização da diversidade cultural, bem como a desinvisibilização dos conhecimentos do indivíduo.
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