AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DIGITAL DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS – IFTO
Abstract
O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de proficiência em tecnologias digitais de professores do IFTO, com base no modelo de autoavaliação DigCompEdu “Check-In”, desenvolvido pelo EU Science Hub (Centro de Ciências da União Europeia). Em específico, a delimitação da pesquisa compreende analisar as competências digitais dos docentes nas dimensões: profissional, pedagógica e de estudantes. Utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva. Participaram desta pesquisa 141 docentes dos câmpus Palmas e Porto Nacional, das diversas áreas do conhecimento. Os resultados apontam que, em termos globais, as (os) docentes possuem um nível de proficiência digital moderado e demonstram maior fragilidade nas dimensões Competências Pedagógicas dos Professores e Competências dos Estudantes. Foi possível concluir ainda que, ser mais novo, não é condição para ter um elevado nível de proficiência digital, pois, estatisticamente, não há diferenças significativas quando relacionadas às variáveis “idade” e “desempenho” médio global dos docentes.
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