SEM ALTERNÂNCIA E DIALOGO ENTRE SABERES, O QUE REVELA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, FORMAÇÃO E PROJETOS DE VIDA DE JOVENS DA COLÔNIA?

Abstract

Trata-se de possíveis relações entre modos de vida, saberes e contradições socioculturais vivenciadas cotidianamente por jovens alunos (as) de áreas rurais denominadas Colônias, no município de Igarapé-Açu/PA e seu processo de formação escolar. Problematiza-se implicações dessas relações na dinâmica educacional escolar em um contexto espacial de deslocamentos diários Colônia-cidade-Colônia. Orienta-se por uma abordagem qualitativa em educação, sob o enfoque do materialismo histórico-dialético, com a utilização de observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. Analisa-se processos históricos da atual organização sócio-espacial e dinâmica educacional, as falas dos sujeitos, entre outros dados. Constatou-se que as contradições interferem nos processos formativos educacionais; as praticas educativas, na maioria das vezes, se efetivam de forma desconectadas das realidades dos/as alunos/as e pouco contribuem para o desenvolvimento e melhoramento de suas práticas sociais. O contexto de desconexão entre modos de vida e praticas educativas escolares, foi visto como situação de dificuldades que pode ser superada e contribuir para a realização de seus projetos de vida.

Author Biographies

Lucivaldo Maia , Secretaria de Educação do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Professor da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

Maria das Graças da Silva , Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano da Universidade federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ, 2002); PHD pelo Instituo de Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (ICS/UL-PT). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Linha: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Meio Ambiente (GRUPEMA).

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Published
2020-08-03