A EJA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS: IMPLICAÇÕES ENCONTRADAS NO SISTEMA PRISIONAL
Abstract
A oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) aos indivíduos em privação de liberdade nos estabelecimentos penais, ao ter suas funções reconhecidas como um direito civil, deve ser assegurada com qualidade, pois mesmo que tais indivíduos tenham perdido sua liberdade, em decorrência do cometimento de algum crime, seus direitos e garantias fundamentais ficaram preservados, dentre esses, o direito à educação. Ante o exposto, o objetivo deste estudo foi analisar o olhar de professoras que atuam nesse contexto as dificuldades de aprendizagem desses alunos A pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, foi realizada no período de maio a junho de 2019, junto a cinco professoras de unidades prisionais. Os resultados apontaram implicações atinentes aos aspectos pedagógicos, das garantias sociais e de infraestrutura. Conclui-se que os alunos que vivem na condição de reeducandos precisam resgatar a sua cidadania no sentido de compreenderem que têm direitos e deveres com a sociedade.
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