FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS SABERES TRADICIONAIS DAS POPULAÇÕES AMAZÔNICAS
Abstract
O artigo apresenta como temática central a Alternância e tem como objetivo analisar como a formação em Alternância, nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo têm lidado com a relação entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais das populações amazônicas. Foi realizada revisão bibliográfica sobre a Pedagogia da Alternância e a formação de educadores nas Licenciaturas em Educação do Campo. O texto reflete sobre a Formação em Alternância e as áreas do conhecimento, nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Amapá/Campus de Mazagão e da Universidade Federal do Pará/Campus do Tocantins, utilizando as vozes de estudantes dos cursos, oriundas de entrevista semi estruturada. Os resultados indicam que a Formação em Alternância pode ampliar a politização da docência no curso e contribui com o rompimento das barreiras epistemológicas das ciências, ao promover o diálogo entre área educacional, ciências agrárias e da natureza.
References
ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 5ª ed. UFGRS Editora, 2004.
ANTUNES, L. C.; MASSUCATTO, N. M.; BERNRTT, M. L. B. A pedagogia da alternância no contexto mundial: educação do campo para a formação do jovem rural. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1673-0.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
ANTUNES-ROCHA, I. A; HAGE, S. A. M. MICHELLOTTI, F. Verbete Formação em Alternância. Em mímeo. Belém: 2018. Disponível em: www.educampoparaense.org.br. Acesso em: 28 mar. 2020.
ARAÚJO, I. X. de; SILVA, S. B. da. Educação do Campo e a formação sociopolítica do educador. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.
ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores (as) de campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago., 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 11 mar. 2019.
ARROYO, M. G. Currículo, Território em Disputa. 5ª ed. Editora Vozes, 2013.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BEGNAMI, J. B. Formação pedagógica de monitores das Escolas Famílias Agrícolas e alternâncias. Um Estudo Intensivo dos Processos Formativos de cinco Monitores. 2003. 318 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação e
Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Nova Lisboa, Portugal, 2003. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/391. Acesso em 20.mar.2020.
BEGNAMI, J. B.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Gestão democrática na Educação do Campo: a organicidade como possibilidade de protagonismo dos estudantes. Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis/Brasil, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336000918_Gestao_democratica_na_Educacao_do_Campo_a_organicidade_como_possibilidade_de_protagonismo_dos_estudantes . Acesso: 20 jan. 2020.
BERNADETT, M.L.; PEZARICO, G. A Pedagogia da Alternância e seus referenciais teóricos metodológicos: construções a partir dos diálogos entre Brasil-África. In. Revista de Ciências Humanas. Westphalen v. 12 n. 19 p. 117 -136 Dez. 2011 Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/346. Acesso em: 28 mar. 2020.
CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n1/03.pdf. Acesso em 31 out. 2019.
CALDART, R. S. et al. (Org.). Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
CALDART, R.S. Licenciatura em Educação do Campo e o Projeto Formativo: qual o lugar da docência por área? In. CALDART, R. et al. (Orgs.). Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
COREIA, D. M. N; BATISTA, M. S.X. Alternância no ensino superior: o campo e a universidade como territórios de formação de educadores do campo. In: ANTUNES-ROCHA, M.I. et al. (Orgs.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
ENTREVISTA I. Entrevista concedida por J.B. (02. 2018). Estudante do Pólo de Baião. Curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFPA. Entrevistador: Oscar Ferreira Barros, 2018. Arquivo mp3 (35 min.).
ENTREVISTA IV. Entrevista concedida por E.M. (07. 2018). Estudante do Pólo de Mocajuba. Curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFPA. Entrevistador: Oscar Ferreira Barros, 2018. Arquivo mp3 (33 min.).
ENTREVISTA V. Entrevista concedida por J.M. (07. 2018). Estudante do Pólo de Mocajuba. Curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFPA. Entrevistador: Oscar Ferreira Barros, 2018. Arquivo mp3 (37 min.).
ENTREVISTA IX. Entrevista concedida por T.S. (11. 2019). Professor do Curso de Curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFPA. Entrevistador: Oscar Ferreira Barros, 2019. Arquivo mp3 (46 min.).
ENTREVISTA XV. Entrevista concedida por M.J. (01. 2019). Estudante do Pólo de Cametá. Curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFPA. Entrevistador: Oscar Ferreira Barros, 2019. Arquivo mp3 (52 min.).
FERREIRA, M. J. L. MOLINA. M. C. Desafios à formação de Educadores do Campo: tecendo algumas relações entre os pensamentos de Pistrak e Paulo Freire. In: MOLINA, M. C. (Org.) Licenciatura em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
____. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREITAS, H. C. L. A (Nova) Política de Formação de Professores: a prioridade postergada. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol 28, n.100 - Especial, p. 1203-1230. out 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100. Acesso em: 20 Fev. 2020.
GIMONET, J-C. “Método pedagógico ou novo sistema educativo?” A experiência das Casas Familiares Rurais. In: DEMOL, J-N; PILON, J-M. Alternance, Developpement Personnel et Local. p. 51-66. Tradução de Thierry De Burghgrave. Paris: L’Harmattan, 1998.
GIRARDI, I. M. T.; MASSIERER, C.; SCHWAAB, R.T. Estratégias discursivas para persuadir o agricultor ao produtivismo. Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. IV No 1 - 1o semestre de 2007. Disponível em: www.periodicos.ufsc.br. Acesso em: 20 Fev. 2020.
GRAMSCI, A. A concepção dialética da educação. 5ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1984.
LIMA, L. D.; BARBOSA, Z. C. L. PEIXOTO, S.P.L. Teoria Humanista: Carl Rogers e a Educação. In. Revista Cadernos de Graduação. Ciências Humanas e Sociais | Alagoas | v. 4 | n.3 | p. 161-17 | Maio 2018. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitshumanas/article/view/4800. Acesso em 20 de Mar de 2020.
MARX, K. O Método na Economia Política. Lisboa: Venda Nova – Amadora, 1974.
MENEZES, D. Premissas do culturalismo dialético. Rio de Janeiro: Cátedra, 1979.
MOLINA, M. C; ANTUNES-ROCHA, M.I. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o PRONERA E O PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220-253, jul./dez. 2014 Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/5252/3689. Acesso em 02 de Mar de 2020.
MOLINA, M.C. HAGE, S. A. M. Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 121-146, jan./abr. 2015. Disponível no site: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7174. Acessado no dia 28/03/2020.
MOLINA, M. C.; SÁ, L.M. Formação de educadores: reflexões desafios e perspectivas na a partir da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. In: In: SOARES, Leôncio (Org.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente – Belo Horizonte: Autêntica, 2010;
MOURA, A.A.V. A formação de professores no curso de Pedagogia do campo: o caso da Unimontes. In: Associação Nacional De Pós-Graduação E Pesquisa Em Educação, 35°; 2012, Recife, PE. Anais-ANPEd, 21-24 de Outubro, 2012. p. 1-17.
NOSELLA, P. As origens da Pedagogia da Alternância. Brasília: UNEFAB, 2007.
PEZARICO, G. A casa, a terra e o mar: os objetos e os espaços no contexto da pedagogia da alternância. Tese de Doutorado ‐ Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/839. Acesso em 20 de mar. 2020.
PORTO-GONÇALVES, C.W. Amazônia: encruzilhada civilizatória, tensões territoriais em curso. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.
PPC. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC). Licenciatura em Educação do Campo. Faculdade de Educação do Campo. UFPA. Cametá, 2017. Digital.
SANTOS, B.S. MENEZES, M. P. (Orgs). Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu/PR, n.1, v.1, p. 21-71, 2009. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download Acesso em: 13 Mar. 2020.
QUEIROZ, J. B. P. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: Ensino Médio e Educação Profissional. Brasília, Departamento de Sociologia, 2004. 210p. Tese de Doutorado. Disponível em: www.sol.unb.br. Acesso em 15 de Jan. 2020.
SILVA, M. F. Pensar o trabalho é pensar a vida: As dimensões da formação na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola de Marabá - PA. Belém: Dissertação de Mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. UFPA, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/agriculturafamiliar/article/view/4479. Acesso em 10 de Fev. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).