DICUMBA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Abstract
No objetivo de apresentar uma avaliação crítica sobre as potencialidades da Dicumba – Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem – à luz da Alfabetização Científica a partir do Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno, o presente texto divide-se em duas seções distintas e concluíres. Os dados coletados à luz de 5 passos, por meio de uma pesquisa-ação com 13 alunos da Educação Básica via aplicação de um questionário, foram analisados qualitativamente. Ao termino, tem-se que a Dicumba pode ser entendida como uma estratégia didática que não apenas potencializa o ensino do sujeito a partir de si e dos conhecimentos científicos, mas como uma ação que alicerça e que reorienta toda a atenção à forma de aprendizagem do aluno.
References
BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claúdi. DICUMBA: uma proposta metodológica de ensino a partir da pesquisa em sala de aula. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, 2019a. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v21/1983-2117-epec-21-e10456.pdf . Acesso em: 18 oct. 2019.
BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. Das Incertezas às Certezas da Pesquisa não Arbitrária em Sala De Aula Via Metodologia Dicumba. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 3, p. 1358-1378, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v19.n3.32. Acesso em: 10 jan. 2020.
BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. A metodologia Dicumba como uma tempestade de possibilidades para o desenvolvimento do ensino de Química. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8479/pdf. Acesso em: 18 out. 2019.
BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. Dicumba–o aprender pela pesquisa em sala de aula: os saberes científicos de química no contexto sociocultural do aluno. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias: Góndola, Ens Aprend Cienc, v. 13, n. 2, p. 338-352, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6750774. Acesso em: 18 out. 2019.
BRASIL. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME.
COELHO, Suzana Maria; TIMM, Rita Mara Bueno; SANTOS, Juliana Mariani. Educar pela pesquisa: uma experiência investigativa no ensino e aprendizagem de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 3, p. 549-567, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165458. Acesso em: 27 out. 2019.
CASSIMIRO DE ARAÚJO, Eliana Silva; DE OLIVEIRA VIEIRA, Vânia Maria. Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 1, p. 97-104, 2013.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo: Cortez. 2002.
FINGER, Isadora; BEDIN, Everton. A contextualização e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem da ciência química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 8-24, 2019.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3. Acesso em: 01 nov. 2019.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade, São Paulo: Paz e Terra, 1980.
GIL, Daniel; VILCHES, Amparo. Una alfabetización científica para el siglo XXI: obstáculos y propuestas de actuación. Revista Investigación en la Escuela, 43, 27-37., 2001.
GOBBI, Sérgio Leonardo et al. Abordagem centrada na pessoa: vocabulário e noções básicas. Editora Universitária UNISUL, 1998.
KURZ, Débora Luana; BEDIN, Everton. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções da prática docente. In: II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores – CECIFOP 2019. Goiás/UFG, Catalão, 2019.
KURZ, Débora Luana; PIVA, Lucilene; BEDIN, Everton. Conceptions and Perceptions of Pre-service Teachers on the use of Paradidactic Books in Chemistry Teaching. Acta Scientiae, v. 21, n. 5, p. 62-80, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5233/pdf. Acesso em: 04 out. 2019.
LEMKE, Jay L. Investigar para el futuro de la educación científica: nuevas formas de aprender, nuevas formas de vivir. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 24, n. 1, p. 5-12, 2006. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/73528/84736. Acesso em: 06 out. 2019.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2001. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v3n1/1983-2117-epec-3-01-00045.pdf. Acesso em: 25 out. 2019.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
RANGEL, Fabiano Zolin; BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. Dicumba-uma metodologia para o Ensino de Química: avaliação, tendência e perspectiva. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIIENPEC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN. 2019.
REIGOSA CASTRO, Carlos Emilio; JIMÉNEZ ALEIXANDRE, María Pilar. La cultura científica en la resolución de problemas en el laboratorio. Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 2, p. 275-284, 2000. Disponivel em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21670. Acesso em: 25 out. 2019.
ROGERS, Carl. Freedom to learn. Columbus, Ohio: Charles Merril, 1969.
ROGERS, Carl. A Terapia Centrada no Paciente. Lisboa: Moraes Editores, 1974.
ROGERS, Carl. Liberdade de Aprender em Nossa Década, 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa, 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1969.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e documentos oficiais brasileiros: um diálogo na estruturação do ensino de física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2016.
ZAPPE, Janessa Aline; SAUERWEIN, Inés Prieto Schmidt. Os pressupostos da educação pela pesquisa e o ensino de fungos: o relato de uma experiência didática. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 476-490, 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).