GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E NARRATIVAS DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Abstract

A teoria da interseccionalidade, considerando a alteridade e a pluralidade inerentes às questões de gênero, em 2018 norteou a investigação com 9 coordenadores pedagógicos de uma rede de ensino localizada em um município de 86.764 habitantes, na região metropolitana do Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte, São Paulo, Brasil. Um dos objetivos foi compreender os incidentes críticos (acontecimentos marcantes) relacionados à diversidade de gênero e vivenciados pelos coordenadores. O método biográfico-narrativo, de abordagem qualitativa, orientou a investigação, que deu origem ao biograma (estrutura gráfica e cronológica), cuja sobreposição possibilitou identificar tais incidentes. Os resultados mostraram que eles se relacionam à experiência pessoal e impactam a atuação profissional, mas não surgem nela. Há, segundo os professores entrevistados, um silêncio sobre a diversidade de gênero nos processos formais de formação, indicando, mesmo em um contexto adverso, a urgência de se aprofundar os estudos sobre as estratégias para a atuação profissional.

Author Biographies

Thaísa Rocha Reis, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté. Docente no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

Maria Auxiliadora Ávila, UNIS

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Universidade Católica de São Paulo. Docente no Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS.

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Published
2020-03-31