GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E NARRATIVAS DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Abstract
A teoria da interseccionalidade, considerando a alteridade e a pluralidade inerentes às questões de gênero, em 2018 norteou a investigação com 9 coordenadores pedagógicos de uma rede de ensino localizada em um município de 86.764 habitantes, na região metropolitana do Vale do Paraíba Paulista e Litoral Norte, São Paulo, Brasil. Um dos objetivos foi compreender os incidentes críticos (acontecimentos marcantes) relacionados à diversidade de gênero e vivenciados pelos coordenadores. O método biográfico-narrativo, de abordagem qualitativa, orientou a investigação, que deu origem ao biograma (estrutura gráfica e cronológica), cuja sobreposição possibilitou identificar tais incidentes. Os resultados mostraram que eles se relacionam à experiência pessoal e impactam a atuação profissional, mas não surgem nela. Há, segundo os professores entrevistados, um silêncio sobre a diversidade de gênero nos processos formais de formação, indicando, mesmo em um contexto adverso, a urgência de se aprofundar os estudos sobre as estratégias para a atuação profissional.
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