A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE ALUNOS DA PEDAGOGIA SOBRE O FUTURO DA PROFISSÃO DOCENTE
Abstract
Exercer a profissão docente é um desafio e a prática da sala de aula requer conhecimentos. A presente pesquisa busca investigar as percepções dos graduandos de Pedagogia na modalidade a distância, e de professores do Ensino Fundamental I de escola pública sobre o futuro da profissão docente. A pesquisa foi desenvolvida em uma universidade pública da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e com professores dos anos iniciais de rede municipal de educação, do maior município da mesma região. É uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, e com procedimento de coleta de dados de levantamento bibliográfico, questionários e entrevistas. Os dados já coletados com professores em exercício da profissão identificaram os motivos que os levaram a entrar na carreira, suas expectativas e realidades correlacionando com as expectativas dos graduandos quanto a futura profissão. A valorização social do professor e a acessibilidade foram determinantes para a escolha do curso e suas expectativas eram de assumir uma sala e nesse espaço encontrar um mundo maravilhoso, afinal tudo aquilo que aprenderam na teoria poderia ser posto em prática. O choque com a realidade surge logo no início. Os professores alegam que o curso não os prepara para a realidade e o sentimento é de falha. Esse recorte finaliza com a reflexão sobre o sentimento de desistir da profissão, o que nos faz concluir que os problemas relacionados a uma rotina escolar e pedagógica são desafiadores, porém motivadores.
References
BARRETO, P. C. S. Gênero, raça, desigualdades e políticas de ação afirmativa no ensino superior. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n.16, p. 39 -64, jan./abril. 2015.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcpol/n16/0103-3352-rbcpol-16-00039.pdf. Acesso em: 29 fev. 2020.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001. Cap. 3, p. 85-114.
DOLTON, P. M.; VRIES, R; SHE, P. Global Teacher Status Index 2018. Varkey Foundation: 2018. Disponível em: https://www.varkeyfoundation.org/media/4790/gts-index-9-11-2018.pdf. Acesso em: 26 abr de 2019.
Dicionário online Houaiss. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v3-3/html/index.php#7. Acesso 23 fev. 2020.
FANFANI, E. T. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 99, p. 335-354, maio/ago., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a03v2899.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.
GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores - RBFP, vol. 1, n. 1, p.90-102, maio/2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 28 fev. 2020.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
MORGADO, J.C. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 793-812, out./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n73/04.pdf. Acesso em 28/04/2019.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Formação docente. Belo horizonte, vol.01, n.01, p. 109-131, ago-dez. 2009a. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8. Acesso em: 27 fev. 2020.
MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. SÍSIFO: Revista de Ciências da Educação, n.º 8, p. 7-22, jan/abr., 2009b. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.
NÓVOA, A. Professores: Imagem do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 87, n. 217, p. 382-400, set./dez. 2006. Disponível em: file:///C:/Users/iccul/Downloads/1450-Texto%20do%20artigo-1420-1-10-20190820%20(1).pdf. Acesso em: 15 out. 2019.
ROLDÃO, M C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.
SACRISTÁN, J. G. A educação que temos, a educação que queremos. In: IMBERNÓN, F. (org). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000, reimpressão 2008, pp. 37 – 63.
SHULMAN, L. S.; SHULMAN, Judith H.. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 6, n. 1, dez. 2016. ISSN 2237-9983. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/353. Acesso em: 20 jul. 2019.
SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 27 fev. 2020.
TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 34, n. 123, p. 551-571, abr-jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2020.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade: revista quadrimestral de Ciência da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), Campinas, n. 73, p. 209-244, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400013&lng=en&nrm=iso. Acesso em 27 fev. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).