A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE ALUNOS DA PEDAGOGIA SOBRE O FUTURO DA PROFISSÃO DOCENTE

Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional Docente. Ser professor. Pedagogia.

Resumo

Exercer a profissão docente é um desafio e a prática da sala de aula requer conhecimentos. A presente pesquisa busca investigar as percepções dos graduandos de Pedagogia na modalidade a distância, e de professores do Ensino Fundamental I de escola pública sobre o futuro da profissão docente. A pesquisa foi desenvolvida em uma universidade pública da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e com professores dos anos iniciais de rede municipal de educação, do maior município da mesma região. É uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, e com procedimento de coleta de dados de levantamento bibliográfico, questionários e entrevistas. Os dados já coletados com professores em exercício da profissão identificaram os motivos que os levaram a entrar na carreira, suas expectativas e realidades correlacionando com as expectativas dos graduandos quanto a futura profissão. A valorização social do professor e a acessibilidade foram determinantes para a escolha do curso e suas expectativas eram de assumir uma sala e nesse espaço encontrar um mundo maravilhoso, afinal tudo aquilo que aprenderam na teoria poderia ser posto em prática. O choque com a realidade surge logo no início. Os professores alegam que o curso não os prepara para a realidade e o sentimento é de falha. Esse recorte finaliza com a reflexão sobre o sentimento de desistir da profissão, o que nos faz concluir que os problemas relacionados a uma rotina escolar e pedagógica são desafiadores, porém motivadores.

Biografia do Autor

Zuleika Zamoner, Unitau - Universidade de Taubaté

Mestre em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Taubaté. Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de São José dos Campos/SP e da Rede Estadual de Educação de São Paulo.

Monica de Castro Mello Teruya , UNITAU - Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté. Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba/SP.

Mariana Aranha de Souza, UNITAU - Universidade de Taubaté

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté e do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas.

Angela Michele Suave, UNITAU - Universidade de Taubaté

Doutora em Serviço Social, Política Social e Movimentos Sociais pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Patrícia Ortiz Monteiro , UNITAU - Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté. Professora do Mestrado em Educação e em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

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Publicado
2021-05-04