PLANTAR E APRENDER COM RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: TRANSFORMANDO O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

  • Maria Fernanda Trientini Casa de Acolhimento Bom Menino
  • Marina Coutinho Lobo Universidade de São Paulo
  • Bruno Rodrigues Alves Universidade de São Paulo
  • Rosebelly Nunes Marques Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-8726-3211
Palavras-chave: Educação ambiental. Extensão universitária. Vínculo afetivo.

Resumo

O Projeto Plantar e Aprender com Responsabilidade Social e Ambiental, através da Extensão Universitária e tendo como ferramenta a Educação Ambiental, traz maior harmonia para a vivência de abrigados pela Casa do Bom Menino, em Piracicaba/SP, serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes que têm seus direitos violados. Com o trabalho em horta, atividades lúdicas e saídas de campo, a intenção é tornar a estadia destas pessoas na Instituição mais harmoniosa, ao serem trabalhadas questões sociais e ambientais. É necessário encontrar, segundo as circunstâncias estabelecidas, meios para exercitar aspectos demasiadamente fragilizados e defasados no processo de crescimento e amadurecimento destas crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Trientini, Casa de Acolhimento Bom Menino

Educadora da Casa de Acolhimento Bom Menino de Piracicaba.

Marina Coutinho Lobo, Universidade de São Paulo

Graduanda em Engenharia Florestal e licencianda em Ciências agrárias pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo – ESALQ/USP.

Bruno Rodrigues Alves, Universidade de São Paulo

Graduando em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo – ESALQ/USP.

Rosebelly Nunes Marques, Universidade de São Paulo

Docente da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo – ESALQ/USP USP/ESALQ.

Referências

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Publicado
2020-03-31