SER E SE SENTIR PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE FALAM OS DOCENTES
Abstract
A Educação Infantil – EI avançou significativamente nos últimos anos, passando do assistencialismo para a pasta da educação, o que permite reconhecer que o profissional que agora atende as crianças de 0 a 3 anos é professor, portanto, alguém que deve sustentar sua prática no saber científico. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo conhecer as peculiaridades da prática, como esses docentes se reconhecem profissionalmente, quais são seus discursos e como todos esses elementos corroboram na construção da sua identidade profissional. Para alcançá-lo submeteu-se um projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, tendo sido aprovado. Os pesquisadores prepararam um questionário que após aplicado e analisado, serviu de sustentação para a organização de um roteiro de entrevista semiestruturado. Obteve-se retorno de 130 questionários respondidos e realizou-se 18 entrevistas. Para facilitar a análise do discurso utilizou-se do Software AltlasTI e teve como sustentação teórica a Teoria das Representações Sociais – RS. O tratamento das respostas dos questionários e do conteúdo das entrevistas facilitou a identificação das RS e, consequentemente, favoreceu a compreensão da forma como contribui para a Constituição Identitária Docente nesse nível de ensino, demonstrando a dificuldade dessa profissional em se constituir como professora, sem se reconhecer e sem ser reconhecida como tal.
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