A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO, REFLEXÃO E CRÍTICA
Abstract
O presente trabalho é fruto de uma abordagem teórico-metodológica no Ensino de Artes Visuais na Educação Básica, por meio de práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. O trabalho possui na linguagem fotográfica seu principal instrumento de pesquisa, cuja forma de expressão protagoniza uma das principais formas de comunicação na atualidade e mobiliza constante reflexão sobre seus meios de veiculação, autoria e discursos. O crescimento da paisagem visual convida cada vez mais professores e estudantes a colocarem em suspensão suas certezas e realizar leituras críticas que desafiem seus próprios repertórios e convicções sobre tais visualidades. Assim, a fotografia, cada vez mais popularizada entre nós e sobretudo as juventudes, aponta para possibilidades de criação que atuem na formação cidadã, se tornem fonte de pesquisa, reflexão e crítica sobre o que querem dizer a respeito do nosso tempo e assim fortaleça os campos de pesquisa da arte e seu ensino.
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