CULTURA MATERIAL DA FARINHA NA AMAZÔNIA PARAENSE

Abstract

O presente artigo analisa a cultura material da farinha na Amazônia Paraense. Metodologicamente, foi utilizada a abordagem da Nova História Cultural. O uso de imagens, as entrevistas e documentos compõem a coleta de dados. A análise dos dados advém das representações de Chartier (1990). A cultura material da farinha é classificada pelos seguintes objetos: (raiz da mandioca); (sacos de ráfia); (paneiro); (prensa); (caixa de madeira e tecido); (peneira); (vara de guarumã e tipiti); (o caititu); (os fornos e cochos); (rodo); (as canoas de madeira). A partir dos resultados, é fato que os agricultores amazônidas representam a farinha, como “a melhor farinha da Amazônia e do mundo”. Além disso, há outra representação a ser superada:  ter o “selo” da farinha pela Indicação Geográfica, este legitima o produto desde que as casas adequem suas instalações, estejam higienizadas e desenvolvam práticas homogeneizadoras. Tais representações são constituídas de estratégias e táticas na Amazônia Paraense.

Author Biographies

Dione Vieira Salis, State Department of Education - Pará and professor at the City Hall of Bragança - PA

Master by the Postgraduate Program in Languages ​​and Knowledge in the Amazon - PPLSA / UFPA. Specialist in Education in Cultural Knowledge and Education in the Amazon (2009) and degree in Education from the Federal University of Pará (2006). She is currently a pedagogical coordinator - State Department of Education - Pará and a professor at the City Hall of Bragança - PA. He has experience in the area of ​​Education, with an emphasis on Basic Education, acting mainly on the following themes: education, immigration, memory, knowledge and community.

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará / Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação

Professor da Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Bragança. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED / ICED / UFPA / 2019). Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação - (SBHE). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia - (GUEAJA). Atualmente, dialoga na área de Educação com ênfase em Cultura Material e Representações de Educação em múltiplos contextos sociais (contextos escolares e não escolares). Saberes Tradicionais e Currículo Escolar. História da Educação de Jovens e Adultos na Amazônia Paraense no século XX e XXI.

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Published
2020-09-14
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Artigos