HUMANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Abstract
O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência pedagógica de humanização da educação física do ensino médio, por meio da (re)organização de seus conteúdos a partir dos relacionamentos humanos, implementada em uma escola da Rede Federal em 2019. Os conteúdos anuais foram selecionados e ordenados pelos relacionamentos humanos intrapessoais, interpessoais e mundopessoais do aluno. A ordenação bimestral orientou-se pelos movimentos humanos no 1º ano, pelos esportes coletivos no 2º ano e, no 3º ano, pelas questões socioeconômico-culturais e ambientais até o 3º bimestre, sendo o conteúdo do 4º uma escolha coletiva. Essa diversificação ampliou a adesão às aulas, fomentou a criação dos grupos de dança e de capoeira, favorecendo a organização do Festival de Dança dos Primeiros Anos e da Mostra Esportiva no campus. A proposta mostrou-se inovadora e seu ineditismo, aliado ao cuidado em saúde ao adolescente, evoluiu para pesquisa de doutorado em desenvolvimento.
References
BARNEY, D. et al. Identifying high school physical education physical activity patterns after high school. The Physical Educator, v. 72, n. 2, 2015. Disponibilidade em: <https://go-gale.ez135.periodicos.capes.gov.br/ps/i.do?p=AONE&u=capes&id=GALE|A426653895&v=2.1&it=r>. Acesso em: 30 mar. 2020.
BRACHT, V. et al. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 17, n. 2, p. 11–34, 2011. Disponibilidade em: <http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/19280/0>. Acesso em 30 mar. 2020.
CHUNG, M.; PHILLIPS, D. A. The relationship between attitude toward physical education and leisure-time exercise in high school students. The Physical Educator, v. 59, n. 3, p. 126, 2002. Disponibilidade em: < <https://go-gale.ez135.periodicos.capes.gov.br/ps/i.do?&id=GALE|A92448360&v=2.1&u=capes&it=r&p=AONE&sw=w. Acesso em 30 mar. 2020.
DIAS, D. I.; CORREIA, W. R. A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 2, p. 277–287, 2013. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-55092013000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en>. Acesso em 30 mar. 2020.
DOBRESCU, T. The motivation of high-school pupils for participating in the curricular physical education activities. Ovidius University Annals, Series Physical Education and Sport/Science, Movement and Health, v. 16, n. 2, p. 255–61, 2016. Disponibilidade em: . Acesso em 30 de mar. 2020.
FAIAL, C. S. G. et al. Emprego de referenciais teórico-metodológicos nos programas de doutorado brasileiros na área de Educação Física. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 7., 2018, Fortaleza. Atas - Investigação Qualitativa em Educação. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2018. v. 1, p. 384–94. Disponibilidade em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1662>. Acesso em 30 mar. 2019.
FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 41 ed. São leopoldo: Sinodal, 2017.
KINCHIN, G. D.; O’SULLIVAN, M. Incidences of student support for and resistance to a curricular innovation in high school physical education. Journal of Teaching in Physical Education, v. 22, n. 3, p. 245–60, 2003. Disponibilidade em: <http://journals.humankinetics.com/doi/10.1123/jtpe.22.3.245>. Acesso em 30 mar. 2020.
LOWRY, R. et al. Recent Trends in Participation in Physical Education Among US High School Students. Journal of School Health, v. 71, n. 4, p. 145–52, 2001. Disponibilidade em: <https://onlinelibrary-wiley.ez135.periodicos.capes.gov.br/doi/abs/10.1111/j.1746-1561.2001.tb01312.x>. Acesso em 30 mar. 2020.
MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. DOS S.; MIRANDA, M. L. DE J. Pesquisas sobre a educação física no cotidiano da escola: o estado da arte. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 20, n. 4, p. 1373–1395, 2014. Disponibilidade em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46072>. Acesso em 30 mar. 2020.
MEARS, D. Curriculum diversity and young adult physical activity: reflections from high school physical education. The Physical Educator, v. 65, n. 4, p. 195–207, 2008. Disponibilidade em: <https://go-gale.ez135.periodicos.capes.gov.br/ps/i.do?id=GALE%7CA197362213&v=2.1&u=capes&it=r&p=AONE&sw=w>. Acesso em 30 mar. 2020.
MOSSTON, M. Teaching physical education: from command to discovery. Columbus, Ohio: Merrill, 1966.
NAHAS, M. V.; GOLDFINE, B.; COLLINS, M. A. Determinants of physical activity in adolescents and young adults: the basis for high school and college physical education to promote active lifestyles. The Physical Educator, v. 60, n. 1, p. 42, 2003. Disponibilidade em: <https://go-gale.ez135.periodicos.capes.gov.br/ps/i.do?&id=GALE|A99113965&v=2.1&u=capes&it=r&p=AONE&sw=w>. Acesso em 30 mar. 2020.
SCHMIDLEIN, R.; VICKERS, B.; CHEPYATOR-THOMSON, R. Curricular issues in urban high school physical education. The Physical Educator, v. 71, n. 2, 2014. Disponibilidade em: <https://go-gale.ez135.periodicos.capes.gov.br/ps/i.do?p=AONE&u=capes&id=GALE|A426542164&v=2.1&it=r>. Acesso em 30 mar. 2020.
SOUZA, W. C. DE. Formação em contexto dos professores de educação física. Humanidades & Inovação, v. 5, n. 1, 2018. Disponibilidade em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/577>. Acesso em 30 mar. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).