FORMAÇÃO EM CONTEXTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Warley Carlos de Souza UFMT/CUA

Resumo

A formação em trabalho mediada pelo coordenador pedagógico e o diálogo com as diferentes áreas do conhecimento, sobretudo a Educação Física, foi o foco principal dessa pesquisa que teve como objetivo, conhecer, descrever e analisar como ela ocorre. A investigação foi realizada em três estados brasileiros, a saber: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, onde foram entrevistados os coordenadores pedagógicos de escolas públicas mais especificamente escolas que pertencem às redes estaduais de ensino. Os dados coletados evidenciaram que a formação em contexto se apresenta como forma colaborativa entre os professores no cotidiano escolar, nessa direção os problemas pedagógicos não seriam um problema de um determinado professor, mas da escola. As prováveis soluções de tais problemas não estariam na importação de especialistas externos, seria pensado e debatido no interior da escola por seus pares.

Biografia do Autor

Warley Carlos de Souza, UFMT/CUA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso campus Araguaia. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacação fisica escolar/avaliação do processo de ensino aprendizagem, ensino fundamental, indisciplina, tda/h.

Publicado
2018-02-16