AVALIAÇÃO DO PROGRAMA REUNI EM UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL

Palavras-chave: Brasil. Políticas públicas. Programas. Educação.

Resumo

O objetivo geral deste artigo foi avaliar os efeitos do Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão da Universidade Federal em relação à taxa de sucesso de professores/alunos e graduandos entre 2014 e 2017. O estudo surgiu por meio do seguinte questionamento: qual foi o resultado do Programa de Reestruturação e Expansão da Universidade Federal nas Instituições Federais de Ensino Superior no Norte e Nordeste do Brasil? A metodologia adotada foi considerada exploratória, pois, inicialmente usa-se relatórios gerenciais de 30 instituições de ensino superior localizadas nas regiões norte e nordeste do Brasil, disponíveis no site das Universidades Federais e do Tribunal de Contas da União. Para concluir, o estudo revela que os efeitos da expansão ainda estão em andamento e existem algumas instituições muito novas, nas quais se sugere novas pesquisas com períodos mais longos para, de fato, compreender os efeitos da expansão da universidade a longo prazo.

Biografia do Autor

Michelle M. Semiguen Lima Trombini, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Diretora de Planejamento e Avaliação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mônica Aparecida da Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Fernando Silva Lima, Instituto Federal do Maranhão

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

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Publicado
2020-04-24