ANTECEDENTES DA BNCC: AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Palavras-chave: Currículo. Políticas públicas educacionais. Neoliberalismo.

Resumo

Este artigo demarca as políticas curriculares para a Educação Infantil no Brasil entre 1988 e 2014. A relevância do presente estudo, justifica-se diante da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2017, tendo sua primeira versão publicada em 2015. Acredita-se que é necessária a compreensão do contexto histórico, este representado por programas que antecederam a construção da BNCC, como forma de promover uma análise crítica da atual política educacional. Para isso, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, neste trabalho é explicitada a influência do neoliberalismo na educação do país e posteriormente, é realizada uma análise sobre como as legislações e documentos oficiais abordaram a questão do currículo na Educação Infantil. Diante da pesquisa realizada foi possível identificar rompimentos e descontinuidades que revelam a formulação de políticas de governo e não de Estado.

Biografia do Autor

Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela UNESP/Marília. Pós-doutorado pela UFRGS. Docente e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Londrina/PR.

Ludmila Dimitrovicht, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina/PR.

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Publicado
2021-05-03