DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA SUA INSERÇÃO NA ÁREA DAS LINGUAGENS: PERCEPÇÕES DOCENTES
Abstract
Mudanças no cenário educacional, em decorrência dos ordenamentos políticos, têm influenciado diretamente a prática pedagógica de professores em diferentes contextos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) emerge como um documento normativo que norteia o currículo de diferentes componentes curriculares, deste modo discussões e tensionamentos ocorrem sobretudo na aproximação entre disciplinas cujos focos epistemológicos são distantes entre si. O estudo objetivou investigar quais as aproximações entre a EF e os demais componentes curriculares que constituem a área das Linguagens na BNCC. Caracteriza-se como um estudo de caso exploratório, cuja técnica de coleta foi a entrevista semiestruturada e a análise de dados utilizou-se da análise de conteúdo. Os principais achados foram que efetivamente não ocorrem atuações conjuntas entre os componentes curriculares. No entanto, foi evidenciado que as professoras acreditam que há potencial de aproximação. Ademais, expuseram propostas, desafios e a postura da escola com relação à área de linguagens.
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